Equipe de taekwondo da FME participa da Copa do Rio

Seis atletas de taekwondo que treinam na Fundação Municipal de Esportes (FME) vão participar da Copa Rio, no domingo (04), às 9h, na sede da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) de Niterói. O objetivo da equipe é conseguir vaga para o Campeonato Brasileiro, que acontece entre os dias 22 e 25 junho, em Londrina, no Paraná. A Copa Rio vai reunir atletas de vários municípios fluminenses, nas categorias cadete, sub 21, juvenil e adulto.

Para as competições, a maratona de treino dos jovens, com idades entre entre 12 a 20 anos, é intensa. Além do compromisso nas escolas, eles treinam uma média de três horas por dia, sob a supervisão do coordenador do taekwondo da FME, professor César Pinudo. “É muito corrido, pois além do compromisso que eles têm com o colégio, há treino técnico e também musculação”, conta César Pinudo.

Da equipe, cinco são faixas preta: Allif Souza, de 17 anos; Edson Barreto Netto, de 14; Renato Moura, de 15;  Maria Fernanda Pessanha, de 15; e Vitória Manhães, de 14. Já Gabriel Magno Pinudo, de 20, busca o título na faixa colorida.

O mais experiente do grupo é Allif Souza, que é primeiro reserva da Seleção Brasileira de Taekwondo, e vai defender uma invencibilidade em nível estadual. Apesar da pouca idade, o atleta acumula 12 títulos estaduais e o título de campeão sul-americano juvenil conquistado em 2016, no Peru. “Depois que conquistei o título sul-americano, em 2016, estou focado em representar o meu país nas Olimpíadas de 2020 (Tóquio). Esta competição em Niterói faz parte desta preparação e vou em busca de mais um título estadual”, destaca Allif Souza.

Há apenas três anos no esporte, Vitória Manhães conheceu o taekwondo por não ter vaga na aula de ballet. Agora, apaixonada pela modalidade, ela busca mais títulos. “Para não perder a vaga, meus pais me matricularam no taekwondo e desde então me identifiquei com o esporte. Ao longo desse período já conquistou três vezes o título de campeã estadual e o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro, todos na categoria faixa preta.  Agora vou para o Copa Rio em busca do quarto título e uma vaga no Brasileiro”, conta Vitória.

 

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Likes