Colaboradores passam por treinamentos específicos para capturas de animais
Bombeiros do Aeroporto Bartolomeu Lisandro realizaram o resgate de um jacaré, neste domingo, avistado nas proximidades da pista de pouso. O animal foi capturado de forma segura e entregue à Guarda Municipal Ambiental (GAM), responsável por devolvê-lo ao seu habitat natural, sem comprometer as operações do aeroporto ou machucar o réptil.
Superintendente do aeroporto, Samuel Ferraz explica que o aeródromo tem um compromisso com a preservação ambiental e investe em consultorias especializadas para assessorar nesses temas. A ação de resgate é reflexo da atenção aos protocolos -ambientais de monitoramento e interação com os órgãos competentes.
"Nossas equipes são treinadas para realizar capturas seguras e eficientes, garantindo que tanto os animais quanto as operações do aeroporto estejam protegidos", destaca Ferraz, ressaltando que também são feitas rondas para monitorar o perímetro, onde se busca identificar possíveis perigos à aviação, tais como a presença de animais, afim assegurar a segurança das atividades no aeroporto, sempre com foco no respeito à vida selvagem.
O Bartolomeu Lisandro mantém uma estreita parceria com a os Órgãos Ambientais, contando também com o apoio tempestivo da Guarda Municipal Ambiental (GAM), responsável pela coleta e soltura de todos os animais resgatados. Todas as ocorrências são gerenciadas de forma coordenada, garantindo que os animais sejam devidamente encaminhados para seu habitat natural, sempre priorizando o bem-estar e a preservação da fauna regional.