Hemocentro precisa de doações para abastecer estoque no feriadão

O Hemocentro Regional do Hospital Ferreira Machado reforça pedido por doação de sangue. O estoque da unidade está razoável, mas doações dos tipos O, A e B fator negativo continuam em baixa, segundo a assistente social da unidade Maria Gonçalves, e preocupa com a proximidade do feriado da Independência, nesta semana.

O hemocentro funciona no HFM, diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Embora o setor de coleta funcione, o número de doações nesses dias tende a reduzir. “A gente precisa que as pessoas continuem doando”, disse a assistente social.

Único banco de sangue público das regiões Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, o hemocentro de Campos atende 25 instituições hospitalares – nove de Campos e 16 outras espalhadas por 14 municípios. Para atender toda esta demanda seria preciso que 2,5% da população da região doasse sangue regularmente. Porém, este número não chega nem a atingir 1,5% desta população.

O sangue doado é essencial para atendimentos de urgência, cirurgias de grande porte e tratamentos de doenças crônicas e cânceres. Segundo dados do Ministério da Saúde, 3,5 milhões de pessoas realizam transfusões sanguíneas por ano no país.

Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsável legal. Não é necessário estar em jejum, apenas deve-se evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes. O Hemocentro Regional de Campos funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rocha Leão, n° 2, no bairro do Caju

Confira o calendário do ônibus em setembro:

10/09 – Igreja Universal (Centro)

12/09 – Praça São Salvador

14/09 – Bom Jesus do Itabapoana

19/09 – Empresa AFGlobal (Macaé)

21/09 – São João da Barra

26/09 – Santa Maria de Campos

28/09 – Igreja Santa Terezinha (Pecuária)

 

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Likes