Mais um estudante de Campos premiado em concurso cultural

Mais um dia de celebração para os alunos da rede municipal de ensino de Campos. Na tarde desta sexta-feira (29) foi a vez de Carlos Henrique da Silva Barros, estudante do 3o ano do Ciep Carmem Carneiro, no Parque Eldorado, ser premiado por vencer a etapa regional na categoria “Desenho” do Concurso Cultural Cooperativista do Instituto Sicoob 2017. O estudante recebeu um tablet em evento realizado na escola. Na quinta-feira (28) foi Giovana Maria Soares Velasco, aluna do 5o ano do Ciep Municipalizado Francisco Portela, em Tocos, a contemplada por ter ficado as três melhores na categoria “Redação”. O concurso reuniu alunos das redes pública e privada dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Paraná.

Os professores orientadores dos estudantes vencedores também foram premiados. Danielly Fernandes, docente da unidade de ensino do Parque Eldorado, e Susiane de Alvarenga Soares, professora do Ciep de Tocos, receberam um cheque no valor de R$500.

O concurso teve como tema “Cooperação: nada se perde, tudo se transforma”. “Gostei muito de participar porque não pensei em ganhar, pensei em competir e mostrar o que eu aprendi”, declara o “desenhista” premiado. Giovana, cuja redação intitulada “Cuidando do nosso planeta” desbancou concorrentes de três estados, também adorou o prêmio. “Estou muito feliz. Gosto muito de escrever. Minha matéria favorita é português e gostaria de ser professora”, confessou.

O diretor-presidente do Sicoob Fluminense, Neilton Ribeiro, destaca que a premiação só foi possível devido à parceria firmada este ano com a prefeitura de Campos, através da secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece). “Ano passado Campos não participou do concurso e desta vez, graças a este convênio, podemos premiar dois alunos campistas. Para nós é uma felicidade apoiar a Educação. Eu sou uma prova de como ela pode transformar vidas. Vim de uma família muito pobre e me tornei professor, atividade que exerci durante 30 anos no, hoje, Instituto Federal Fluminense (IFF). Estudem, aprendam uma profissão.”, frisa.

A gerente de Projetos Especiais da Smece, Aline Nogueira, parabenizou o empenho da escola, dos professores e alunos em abraçar o projeto, além do Sicoob pela iniciativa.

Concurso – Em sua 7ª edição, o concurso reúne alunos do 3º e 5º ano do Ensino Fundamental I de escolas públicas e particulares nos estados do Amapá, Pará, Paraná, Rio de Janeiro e Espírito Santo. São realizadas premiações por região e a nacional. O projeto busca o fortalecimento e a disseminação da cultura cooperativista e promove o debate em salas de aula. Neste ano, o Concurso alcançou a participação de mais de 28 mil alunos em 356 escolas. Só no Rio de Janeiro foram 85 unidades de ensino, com um total de 6,757 alunos. Para premiação na redação, foram avaliados critérios como texto narrativo, sequência lógica, gramática, originalidade e criatividade na construção da redação, enquanto no desenho foram analisados abordagem correta do tema, capricho, originalidade e criatividade.

Sicoob- O Sicoob é uma cooperativa de crédito. O instituto foi criado em 2004 com o objetivo de difundir a cultura cooperativista e contribuir para a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades. Sua metodologia está fundamentada no quinto princípio do cooperativismo: educação, formação e informação. A instituição desempenha programas e projetos voltados à Educação Cooperativista; Educação Financeira; Educação Empreendedora e Educação Ambiental.

 

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Likes