Museu Histórico vai funcionar aos sábados, domingos e feriados

O Museu Histórico de Campos ampliou o horário de funcionamento para melhor atender ao público. O espaço agora vai funcionar aos sábados, domingos e feriados no horário das 9h às 14h. De terça a sexta-feira, o funcionamento permanece das 10h às 17h. Segundo o vice-presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Vinícius Soares, a ampliação do horário atende a proposta do prefeito Rafael Diniz de ligar a cultura ao turismo, promovendo o desenvolvimento do município.

Segundo a gerente do Museu, Graziela Escocard, há ainda um projeto para estender esse horário, durante a semana, até às 19h.

O objetivo do novo horário aos finais de semana é receber turistas e também atender aos trabalhadores que não têm tempo para visitar o espaço durante a semana. Pelo livro de presença assinado pelos visitantes na entrada, percebemos uma grande quantidade de turistas de outras cidades e até mesmo do exterior que vêm conhecer um pouco da nossa história — explicou.

Atrações – Atualmente está em cartaz no Museu a exposição “Os Filhos do Abandono – A roda dos Expostos”, que conta um pouco da história do mecanismo de assistência social às crianças abandonadas na cidade enquanto Vila de São Salvador. A exposição faz parte da 15ª Semana Nacional dos Museus — promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Nessa época, somente as capitais como Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador tinham esse mecanismo e Campos era a única cidade do Norte Fluminense que tinha essa roda devido ao alto índice da população e de pessoas que abandonavam as crianças em portas de casas e igrejas — explicou Graziela.

Aos interessados em visitar o Museu Histórico, basta chegar à recepção do espaço e solicitar a visita mediada, onde é proporcionado um diálogo entre um monitor e o visitante, como forma também de aprendizado para ambas as partes. No caso de visitas de grupos acima de 10 pessoas, a equipe do Museu Histórico orienta que seja feito um agendamento prévio, que pode ser feito pelo telefone (22) 981750616.

 

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Likes