No Sul do Estado do Rio, moradores de Paulo de Frontin otimistas com novo governo

No Sul do Estado do Rio, moradores de Paulo de Frontin otimistas com novo governo

Por: Chico Perrout e Everaldo Cabral

A próxima sexta-feira, dia 1º de janeiro de 2021, será de renovação e esperança para os moradores da cidade turística, Engenheiro Paulo de Frontin, na região Sul do Estado do Rio. É que o prefeito eleito, Maneko Artemenko (PSDB), e o vice, Guilherme Portugal (PV), deverão dar “cara nova” à cidade, com um choque de gestão e ordem já a partir da posse.

"A gente acredita que nos primeiros meses os moradores de Paulo de Frontin vejam as mudanças para melhor nas ruas da cidade. Maneko e Guilherme Portugal são a nossa esperança de dias melhores", disse Ignes Alves, moradora de Engenheiro de Paulo de Frontin e que é ativista na causa em defesa dos animais. 

Engenheiro Paulo de Frontin é uma cidade que tem pouco mais de 13500 moradores.  Entre as inúmeras ações que o prefeito e o vice pretendem implantar nesta nova gestão, o resgate do turismo local, pensando já no próximo inverno, o incentivo à agricultura familiar e hotelaria, são apenas algumas delas.  

Com muita dificuldade na transição de governo, Maneko Artemenko e Guilherme Portugal buscaram parcerias na iniciativa público/privada, tendo como demanda a geração de emprego e renda. Com um secretariado técnico, a expectativa da população é de que essa nova realidade de gestão municipal seja materializada na qualidade de vida da população logo nos primeiros 100 dias de governo.

“Antes mesmo de iniciarmos nosso mandato, estivemos na Secretaria de Representação do Estado do Rio de Janeiro em Brasília, onde fomos apresentados a algumas articulações e projetos da secretaria para o estado como um todo e apresentamos o nosso Planejamento de 100 dias e de 180 dias de Governo, e também sobre as articulações em âmbito federal e estadual que podem ajudar que nossa cidade consiga mais rapidamente a sua retomada econômica através do turismo, de eventos, do aquecimento comercial e dos empregos gerados por essas atividades”, escreveu Maneko nas redes sociais. 

O vice-prefeito, Guilherme Portugal, que deverá ser vice atuante, também participou de uma série de encontros em Brasília. "Vamos mudar para muito melhor a realidade de nossa cidade. Por isso, recentemente, estivemos na Capital Federal com o Deputado Altineu Cortes para captar projetos e recursos relacionados ao turismo e educação através do FNDE", disse. 

Paulo de Frontin - Em 22 de janeiro de 1946, esta Cidade passou a denominar-se Engenheiro Paulo de Frontin, ainda como 6º Distrito de Vassouras, emancipando-se em 1963. O distrito de Rodeio teve confirmada sua criação, pelos decretos nº 1, de 08-05-1892 e nº 1-A, de 03-06-1892, subordinado ao município de Vassouras.