Paternidade ativa traz efeitos positivos no desenvolvimento emocional da criança

As transformações culturais e familiares  vêm obrigando o homem a assumir os afazeres domésticos  que antes eram reservados a mãe. Muitos pais, principalmente os mais novos, vem evoluindo e derrubando paradigmas machistas que por muito tempo, os impediam de assumir responsabilidades perante os filhos, de serem mais presentes e parceiros e esse novo perfil é bom tanto para as mães, quanto para os filhos.

A paternidade ativa é quando o homem assume seu papel de protagonista, dividindo e compartilhando tarefas e emoções de maneira muito natural, dando vazão aos seus mais amorosos sentimentos. Hoje, o papel do pai na sociedade vai além de ser o “ provedor”, pois é possível observar que eles estão muito mais próximos dos filhos sendo conhecedores de suas necessidades emocionais, afetivas e vivências.  Estudos comprovam que a participação efetiva dos pais no desenvolvimento da criança e a interação entre pai e filho são fatores determinantes para o desenvolvimento cognitivo e social, influenciando na aprendizagem e na conexão da criança com o meio ao qual ela está inserida.

A presença paterna pode simbolizar aconchego e tranquilidade, o que levará a criança a crescer mais segura e resiliente. Uma criança ou adolescente, que tem a presença constante e fortalecedora do pai, se desenvolvem em uma base segura, onde se sentem aptas para explorar o mundo exterior e sabem que serão nutridos físicas e emocionalmente, independente dos seus erros e acertos e consequentemente a construção do sentimento de confiança em relação a si e, principalmente daqueles que a rodeiam, sejam eles figuras parentais ou outros integrantes de seu círculo de relação social. Isto porque é a partir da interação com o pai que a criança começa a descobrir a relação com o mundo e a desenvolver o sentimento de segurança para explorá-lo.

                            Publicidade

 

 

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Likes