Abatedouro clandestino é descoberto em Campos

Abatedouro clandestino é descoberto em Campos

Um abatedouro clandestino foi localizado nessa quarta-feira (31) em Campos, após denúncias recebidas pelo Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – que mencionavam o abate clandestino de bois e comércio ilegal das carnes por parte de um supermercado no município.

De posse das informações, policiais militares estiveram na Rodovia Paulo de Souza Albernaz, no bairro Campo Limpo, e, durante a fiscalização, agentes constataram a existência de um abatedouro clandestino de bois, bem como a criação de cerca de 50 porcos, ambos em área de preservação permanente, por ficar as margens de um curso de água. Ainda durante as diligências, os policiais encontraram um boi abatido e desossado, estando a carne armazenada em local inapropriado, sem refrigeração, com partes penduradas em ganchos e outras diretamente armazenadas no chão. Todo o sangue e vísceras (estômago, bexiga e outros) provenientes dos bovinos abatidos, eram diretamente despejados para uma espécie de tanque, na qual servia de alimentação para os porcos ali criados.

Os agentes ainda encontraram 80 sacos de 1,2 quilos (cada) de queijo cheddar, vencidos, também utilizados na alimentação dos animais. Vale salientar que durante a fiscalização no local, não foram encontrados os responsáveis pelo estabelecimento ou placas contendo licenciamento e, com base no artigo 60 da lei 9605/98 além do artigo 4º da lei 12.651/12, os policiais procederam à 134ª DP, onde após a realização da perícia, a ocorrência foi registrada. Os militares ainda fizeram contato com um agenda da Defesa Agropecuária Municipal, que apreendeu toda a carne para que a mesma possa ser inutilizada em um local apropriado, conforme artigo 7º da lei 8.137/1990.

Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App “Disque Denúncia RJ”. É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).