Um pai de santo, que não teve o nome divulgado, foi preso acusado de estupro e estelionato a, ao menos, seis pessoas, homens, mulheres e menores de idade, Custodópolis, em Campos. Policiais da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher, a Deam, fizeram a prisão nesta terça-feira (11). Segundo os policiais, a filha dele está entre as vítimas relacionadas ao caso, e o criminoso dopava as vítimas, utilizando alucinógenos durante rituais religiosos para cometer os abusos.
Dentre as vítimas de estelionato, uma delas era mantida em condições análogoas à escravidão e, além de dar dinheiro ao pai de santo, era obrigada a fazer os serviços domésticos.
Ainda segundo os policiais civis, o pai de santo usava a fé e a religião para conquistar confiança dos "clientes", jogando búzios. Para elas, ele inventava um resultado para seu próprio favorecimento. As vítimas acreditavam que poderiam ser curadas por ele. Umas das pessoas que acusa o pai de santo é a própria filha, que, em depoimento, disse que também já foi abusada.
O pai teria praticado sexo com ela. Todas as mulheres foram tocadas pelo homem em nome de um tratamento de cura.
O homem foi preso em casa, local onde também funcionava o terreiro em que atuava como pai de santo. O inquérito estava na justiça desde setembro de 2022.