sábado, 17 maio, 2025
Notícia Urbana
  • Home
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Notícia Urbana
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Política

Eleições municipais: restrições entram em vigor a partir deste sábado

Nurbana by Nurbana
6 de julho de 2024
in Política
Share on Facebook

A exatos três meses para o primeiro turno das eleições municipais 2024, começa a valer uma série de proibições aos candidatos – sobretudo aos que ocupam cargos públicos. A maioria das vedações está prevista na Lei nº 9.504/1997, que estabelece normas para o pleito. De acordo com o calendário eleitoral, a partir deste sábado (6), entram em vigor as seguintes restrições:

– contratação de shows artísticos: fica proibida a contratação de shows artísticos pagos com recursos públicos na realização de inaugurações de obras públicas ou divulgação de prestação de serviços públicos.

– presença em inaugurações: candidatos não podem comparecer a inaugurações de obras públicas.

– veiculação de nomes, slogans e símbolos: sites, canais e outros meios de informação oficial não podem conter nomes, slogans, símbolos, expressões, imagens ou outros elementos que permitam identificar autoridades, governos ou administrações, cujos cargos estejam em disputa na campanha eleitoral.

– transferência de recursos: servidores e agentes públicos ficam proibidos de realizar transferência voluntária de recursos da União aos estados e municípios e dos estados aos municípios, sob pena de nulidade absoluta. A lei abre exceção para situações de emergência e de calamidade pública e quando há obrigação formal preexistente para a execução de obra ou serviço em andamento e com cronograma prefixado.

– publicidade institucional e pronunciamento: fica vedado o pronunciamento em cadeia de rádio e televisão fora do horário eleitoral gratuito, salvo quando, a critério da Justiça Eleitoral, tratar-se de matéria urgente. Além disso, passa a ser proibida a publicidade institucional de atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos ou das respectivas entidades da administração indireta, salvo em caso de grave e urgente necessidade pública.

– nomeação ou exoneração: até a posse dos eleitos, fica vedado nomear, contratar, remover, transferir ou exonerar servidor público. A exceção fica por conta de cargos comissionados e funções de confiança. No caso de concursos públicos, é permitida a nomeação dos aprovados nos certames homologados até 6 de julho.

Cessão de funcionários

Também a partir deste sábado, órgãos e as entidades da administração pública direta e indireta podem ceder funcionários à Justiça Eleitoral, em casos específicos e de forma motivada, quando solicitado pelos tribunais eleitorais.

Neste caso, o prazo vale até 6 de janeiro de 2025 para as unidades da Federação que realizarem apenas o primeiro turno das eleições municipais e até 27 de janeiro para os locais onde houver segundo turno.

Nurbana

Nurbana

RelacionadaPostagens

plataformas-retiram-postagens-falsas-apos-serem-acionadas-pela-agu
Política

Plataformas retiram postagens falsas após serem acionadas pela AGU

16 de maio de 2025
golpe:-agente-da-pf-disse-que-se-preparava-para-prender-moraes
Política

Golpe: agente da PF disse que se preparava para prender Moraes

16 de maio de 2025
lula-estimula-putin-a-se-reunir-com-zelensky-pela-paz
Política

Lula estimula Putin a se reunir com Zelensky pela paz

15 de maio de 2025
camara-recorre-de-decisao-do-stf-sobre-acao-penal-contra-ramagem
Política

Câmara recorre de decisão do STF sobre ação penal contra Ramagem

15 de maio de 2025
deputados-e-senadores-brasileiros-lamentam-morte-de-mujica
Política

Deputados e senadores brasileiros lamentam morte de Mujica

14 de maio de 2025
governo-cria-grupo-para-coordenar-plano-de-inteligencia-artificial
Política

Governo cria grupo para coordenar plano de inteligência artificial

13 de maio de 2025

Notícias Recentes

Campos: carro pega fogo na Avenida Presidente Kennedy

Campos: carro pega fogo na Avenida Presidente Kennedy

16 de maio de 2025
Rock Goytacá será na praça do Liceu

Rock Goytacá será na praça do Liceu

16 de maio de 2025
homem-e-preso-por-dopar,-estuprar-e-divulgar-imagens-de-mulher-–-jovem-pan

Homem é preso por dopar, estuprar e divulgar imagens de mulher – Jovem Pan

16 de maio de 2025
governo-muda-regra-de-permanencia-no-bolsa-familia-–-jovem-pan

Governo muda regra de permanência no Bolsa Família – Jovem Pan

16 de maio de 2025

Expediente

Diretor de jornalismo: Everaldo Cabral
E-mails: [email protected]
[email protected]
Telefone: 22 992265652

Colaboradores

Todos os colunistas colaboradores, efetivos ou eventuais do jornal Notícia Urbana, o fazem de forma espontânea e sem nenhum vínculo empregatício com o veículo

Importante

Todo material dos colunistas publicado neste jornal é inteira responsabilidade dos autores, não sendo, necessariamente, a opinião do veículo de comunicação

Siga-nos

  • Sobre
  • Politica de Privacidade
  • Comercial
  • Contato

Notícia Urbana 2025 © by Rede Aurora de Comunicação.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas

Notícia Urbana 2025 © by Rede Aurora de Comunicação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist