Juiz de Campos determina apreensão de material eleitoral supostamente irregular contra Dr. Bruno Calil e candidatos a vereadores

Juiz de Campos determina apreensão de material eleitoral supostamente irregular contra Dr. Bruno Calil e candidatos a vereadores

O juiz Ralph Manhães, da 75ª Zona Eleitoral de Campos dos Goytacazes,  determinou a busca e apreensão em residências e comitês de campanha do candidato Dr. Bruno Calil (SD) e vários candidatos a vereadores  à Câmara Municipal da coligação do partido do médico. As operações estão sendo cumpridas pelo Grupo de Apoio aos Promotores (GAP) e pela equipe de fiscalização do Tribunal Regional Eleitoral.

De acordo com a determinação, a investigação apura suposta produção de materiais ilegais e irregulares de propaganda e indícios de abuso de poder econômico.

 “Considerando-se a gravidade do caso em tela, haja vista as diversas irregularidades encontradas no material apreendido, bem como a possível prática de ilícito eleitoral neste caso, e, ainda pela possibilidade de caracterização de abuso de poder econômico nas condutas denunciadas, acolho o parecer ministerial retro como fundamento deste decisium, levando-se em conta também que as medidas requeridas tem por objetivo cessar a prática ilícita apontada na comunicação, além de imprescindível para a apuração dos fatos em questão.

Assim, defiro todas as medidas requeridas pelo parquet na promoção retro, inclusive a a expedição de carta precatória.“, decidiu o magistrado.

No pedido, o promotor Fabiano Rangel diz que “o relato e documentos apresentados revelam fábricas destinadas à produção de material de campanha ilegais e irregulares, inclusive com omissão de informações obrigatórias, o que pode caracterizar o crime do art. 350 do Código Eleitoral, sem contar abuso do poder econômico. Na prática os adesivos e santinhos estavam sendo produzidos com omissão de declarações que dele deviam constar, assim como inseriram declarações falsas e diversas da que deveriam estar escrita”.