Prefeitura de Campos mantém lockdown, e comércio ficará fechado por mais uma semana

Prefeitura de Campos mantém lockdown, e comércio ficará fechado por mais uma semana

A prefeitura de Campos manteve o lockdown. A decisão foi tomada na manhã desta segunda-feira (5). Com a decisão, todo o comércio considerado não essencial, como lojas e shoppings, ficarão fechados por pelo menos até a próxima segunda-feira (12). De acordo com o gabinete de crise, a decisão deverá se estender também às academias da cidade. 

Campos continua com pessoas na fila de espera para leitos de tratamento para a Covid-19. Apesar de novos leitos terem sido disponibilizados, o número de pessoas que esperam por leito só aumenta. A decisão seguiu orientação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, que recomendou a continuidade e o reforço das medidas.

“Eu entendo a dificuldade do comércio, estou lutando para abrir mais leitos, estou reforçando o orçamento da secretaria municipal de Desenvolvimento Humano para atender as pessoas que mais precisam. Eu peço mais uma semana para gente fazer a flexibilização de maneira responsável, permitindo take-way, flexibilizando horários, estudando o que pode ser feito”, colocou o prefeito Wladimir Garotinho no encontro com representantes do comércio, como José Francisco Rodrigues, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O lojista deu testemunho falando de sua experiência com a Covid, quando passou 30 dias internado, destacando as dificuldades do comércio, mas ressaltando a importância de se reduzir as aglomerações.

O presidente da Câmara de Vereadores, Fábio Ribeiro, ressaltou que os números técnicos indicam uma necessidade de ampliação das medidas restritivas e que não há caminho para evitar a circulação do vírus neste ambiente que não seja o do isolamento social. “Nós temos que dar uma parada, reduzir a circulação agora, para depois de forma mais eficaz e célere, retomar nossa economia”, destacou Fábio, que sugeriu a criação de um grupo de trabalho para debater soluções para a retomada econômica.