Problemas bucais interferem no desempenho de atletas

Problemas odontológicos podem prejudicar o desempenho de atletas e também adeptos da musculação.

Estima-se que diminui o rendimento em 21%. A perda de um dente ou as maloclusões severas, erosões (causadas pelo uso indiscriminado de isotônicos), respiração bucal, desordens temporomadibulares e traumatismo dentário são alguns desses problemas. Isso sem falar que focos de origem periodontal ou endodôntico podem influenciar na recuperação de lesões musculares e cirurgias ortopédicas, por dificultarem a cicatrização dos tecidos.

A perda dentária e as malocluosões severas estão intimamente relacionadas ao mau aproveitamento alimentar e à deficiência na absorção de nutrientes. A respiração bucal está diretamente relacionada a perda de rendimento físico, pois pode causar sonolência, mau hálito, menor aproveitamento do oxigênio e dores na musculatura cervical.

Foi comprovado cientificamente, em modelo animal, que a doença periodontal pode interferir e dificultar a hipertrofia muscular. Sendo assim, um trabalho de fortalecimento e fisioterapia após a lesão, a musculatura não apresenta uma arquitetura tecidual adequada para suportar grandes cargas durante exercícios de explosão muscular.

Focos de infecção comprometem a saúde dos dentes e de outros órgãos do corpo, espalhando-se através da corrente sanguínea, o que agrava as doenças cardíacas e lesões das articulações dos joelhos e ombros, dificultando também a recuperação das lesões musculares, o que torna o tratamento mais longo e com pouca eficiência.

Mariana Estefan24 Posts

Mariana Estefan é dentista, especialista em endodontia, coordenadora regional do projeto Dentista do Bem, em Campos dos Goytacazes, e autora do projeto Saber Sorrir.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Likes