Sete motivos para ter um bichinho de estimação

É muito difícil encontrar pessoas que não gostam de um bichinho de estimação. Não precisa ser necessariamente um cachorro ou um gato, que são os mais comuns. Quando falamos em bichinho de estimação englobamos tudo, até os mais exóticos. Não importa se é uma aranha, um lagarto, um coelho ou um papagaio, esses animais se tornam tão importantes na nossa vida que fica até difícil de imaginar o mundo sem eles.

Muitas pessoas estão acostumadas a viver cercadas por um animal de estimação desde pequenas, normalmente cães e gatos. Quando chegam na fase adulta e saem da casa dos pais, partem para uma nova vida, mais independente e corrida. Algumas relutam bastante, até porque com a rotina turbulenta fica complicado arrumar um ‘parceirinho’. Mas… dificilmente resistem. E para relembrar os velhos tempos, adotam ou compram um animal de estimação. É nesse momento que muda tudo! Principalmente porque agora quem vai cuidar e alimentar não são mais os seus pais.

Esses bichinhos se tornam praticamente filhos, ainda mais quando a pessoa gosta de verdade. A chegada deles no lar traz de tudo um pouco: alegria, novidades, frustração, estresse, raiva e muita diversão. É um turbilhão de emoções mesmo, mas posso te contar uma coisa? É extremamente prazeroso! O animal de estimação quando bem cuidado e tratado só traz coisas boas. Sim, é verdade que eles fazem uma tremenda sujeira, estragam coisas que amamos e fazem a gente gastar além do que deveríamos as vezes, mas o que temos em troca é sensacional. Eles estão sempre nos esperando quando chegamos do trabalho, ‘sabem’ quando estamos tristes e nos enchem de carinho, nos proporcionam momentos divertidos e o mais bacana de tudo não pedem nada em troca, só cuidado e muito amor!

Deu para perceber que a lista é grande né? Mas tudo bem, sem problemas, confira abaixo sete motivos, para ter um bichinho de estimação:

1. Relaxa: conviver com um bicho por meia hora ao dia libera ocitocina, uma espécie de calmante natural produzido pelo corpo, além de elevar nosso bem-estar.
2. Afasta o estresse e a depressão: quando você brinca com seu animal de estimação, o organismo diminui a produção de cortisol, o hormônio do estresse, e aumenta os níveis de serotonina, neurotransmissor ativo contra a depressão.
3. Reforça as defesas do corpo: muita gente doa seus bichos de estimação quando vai ter filhos porque tem medo de que o filho fique alérgico. Só que pesquisas mostram que crianças criadas em lares com cães ou gatos cortam pela metade as chances de desenvolver reações alérgicas a fungos e poeira. A explicação é que, dessa forma, a molecada fica mais exposta a substâncias que causam alergia, turbinando naturalmente as defesas do organismo.
4. Reduz gripes e dores de cabeça: donos de animais de estimação são mais resistentes a problemas simples de saúde, como gripes, dores de cabeça e de estômago.
5. Previne doenças virais e bacterianas: acariciar um cão ou gato eleva os níveis de imunoglobulina A, um anticorpo presente nas mucosas que evita a proliferação de vários tipos de vírus e bactérias.
6. Faz bem ao coração: estudos mostram que conviver com um bicho de estimação contribui significamente para a sobrevivência de pacientes que sofreram infarto.
7. Ajuda a manter a boa forma: quem duvida que a duração das caminhadas é maior quando se está acompanhado de um cão animado e hiperativo? Sem falar que levar o totó para passear é um ótimo motivo para se exercitar.

 

 

Marcelle13 Posts

Fernanda Rangel é psicóloga com atuação nas áreas cognitivo comportamental, atendimento a crianças, adolescentes e adultos e psicologia do emagrecimento.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Likes