Seu animal também merece prevenção

No dia 17 de novembro é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata e por essa razão o mês foi escolhido para as campanhas de prevenção dessa doença, inclusive, em animais. Esse tipo de câncer é raro em gatos, mas frequente em cães entre 7 e 15 anos de idade. É uma doença que invariavelmente acaba levando à morte do animal, mas você pode reduzir as chances do surgimento, além de proporcionar uma qualidade de vida ao seu amigo, caso ela seja descoberta em fase inicial.

Segundo Escarlath Ohana, veterinária do Centro de Especialidades Veterinaria Dr Quina, a partir dos 7 anos de idade, é importante submeter, anualmente, principalmente o cachorro macho não-castrado a uma ultrassonografia abdominal para checar o aspecto da próstata e testículos. Machos não-castrados e sem vida sexual estão mais sujeitos à doença e é preciso ter mais atenção com eles.

“A castração previne a incidência de tumores testiculares e diminui consideravelmente o câncer de próstata, as hérnias perineais e a hipertrofia prostática, comum em machos idosos e frequente causa de infecções urinárias.
Importante levar o cão ao médico veterinário regularmente e estar atento à qualquer mudança de comportamento do animal. E lembre-se: a prevenção é muito melhor que o tratamento”, disse.

Pergunta dos leitores da Coluna PET ao Dr Quina:

Sandu Pirez: Com qual idade posso castrar meu cão?

Dr Quina: O ideal é que animal seja castrado na puberdade, com aproximadamente 7 meses de vida.

Vicente Carvalho: Quais são os sintomas de câncer na próstata?

Dr Quina: A mudança de postura corporal do cão, ele tende a andar com a coluna arqueada, como forma de tentar aliviar a pressão sobre a próstata, perda de peso, como dificuldades para urinar, secreção no pênis e o aparecimento de sangue na urina entre outros.

Tânia Silva: Meu cão muda o comportamento se eu castrar?
Dr Quina: Geralmente o animal fica mais comportado, diminuindo as fugas e brigas, levando a uma menor incidência de infecções e atropelamentos.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Likes