terça-feira, 21 abril, 2026
Notícia Urbana
  • HomeM
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • HomeM
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Notícia Urbana
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Últimas Notícias

Indígena no Xingu aprendeu português para salvar aldeia, diz biógrafo

Luiz Claudio Ferreira - Reporter da Agencia Brasil by Luiz Claudio Ferreira - Reporter da Agencia Brasil
9 de abril de 2026
in Últimas Notícias
indigena-no-xingu-aprendeu-portugues-para-salvar-aldeia,-diz-biografo

Indígena no Xingu aprendeu português para salvar aldeia, diz biógrafo

Share on Facebook

Aprender a língua portuguesa foi a forma de o líder indígena Nahu Kuikuro, na década de 40, defender a aldeia Ipatsé em que vivia. Segundo o escritor Yamaluí Kuikuro Mehinaku, de 43 anos, autor do livro “Dono das palavras: a história do meu avô” (Aki Oto: Api akinhagü, da Editora Todavia), Nahu foi o primeiro indígena no Alto Xingu a falar o idioma. A biografia foi a vencedora do Prêmio da Biblioteca Nacional no ano passado.

Yamaluí está em Brasília, nesta semana, para participar do Acampamento Terra Livre, um evento que reúne mais de 7 mil indígenas, que inclui atos de protestos por políticas públicas e também para garantir visibilidade às causas dos povos tradicionais em todo o país.

“Além de politicar, estamos aqui para fazer intercâmbios culturais”, diz. 

O escritor explica que, ao conhecer o idioma, o avô conseguiu barrar e vetar interferências de brancos. “E assim conseguiu proteger nossas raízes”, afirma. Nahu, que morreu em 2005 aos 104 anos de idade, fez articulações para evitar invasões e para fundação do Parque Indígena do Xingu. 

Por conhecer o idioma, ele passou a ser o contato de confiança dos irmãos Villas-Boas. Foi Nahu que recebeu os irmãos indigenistas Orlando (1914-2002), Cláudio (1916-1988) e Leonardo Villas-Boas (1918-1961) que participaram de expedições na região. 

O neto biógrafo explica que o avô era órfão de pai quando aprendeu a nova língua sem querer. “O interesse da família era ganhar roupa e essas coisas do branco”. Nahu ocupou a função de tradutor entre sua etnia e os não indígenas. “Por isso, chamamos ele de ‘dono das palavras’. É o tradutor em nossa cultura”.

Brasília (DF), 08/04/2026 - O escrito indígena Yamaluí Kuikuro Mehinaku, durante entrevista para Agência Brasil, no Acampamento Terra Livre.  Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O escrito indígena Yamaluí Kuikuro Mehinaku, em entrevista à Agência Brasil no Acampamento Terra Livre – Foto Valter Campanato/Agência Brasil

O trabalho dele passou a ser tão importante que virou poliglota. Passou a dominar a linguagem das 16 etnias na região do Rio Xingu.

“As línguas não se parecem e têm diferentes origens, mas ele passou a identificar como aquele trabalho poderia ser estratégico para o seu povo”. 

Segundo o neto, ao conseguir dar visibilidade ao seu povo, Nahu foi fundamental para o maior dos feitos: influenciar para a demarcação da terra em 1961, assinada pelo então presidente Jânio Quadros.

Além do idioma como caminho para lutar pela causa indígena, ele era mestre de cantos e de conhecimentos de diferentes áreas. Quando idoso, insistia com os netos sobre a necessidade de estudar. 

“Ele dizia: ‘eu briguei e consegui. Agora, estou deixando para vocês protegerem nosso território’. Ele pedia que a gente tomasse cuidado com os brancos”. Nahu pedia que transformassem conhecimentos e memórias orais em documentos.

O biógrafo entendeu o recado e, depois do falecimento do avô, passou a pesquisar sobre a longa vida do patriarca. Decidiu, então, que seria importante transformar tanto saber em páginas de livros. “Quando a gente conta apenas de forma oral, vocês (não indígenas) não acreditam. Agora, está no papel para que vocês acreditem”. 

O escritor ficou orgulhoso quando viu que o avô se encontrou com presidentes da República e com o marechal Cândido Rondon (1865 – 1968), primeiro diretor do antigo Serviço de Proteção ao Índio. 

Uma missão do biógrafo é fazer com que as novas gerações não deixem de conhecer a história do avô e que se inspirem para continuar protegendo a cultura e as terras. 

Yamaluí alerta que as escolas que atendem indígenas na região não evocam o suficientemente os personagens dos povos originários. “Ainda se ensina mais a cultura do branco. Eu escrevi porque a história do vovô estava abandonada e excluída. Ninguém contava a história dele e eu contei”.

Luiz Claudio Ferreira - Reporter da Agencia Brasil

Luiz Claudio Ferreira - Reporter da Agencia Brasil

RelacionadaPostagens

mulheres-empreendem-em-bioeconomia-e-mudam-de-vida-no-sudoeste-do-para
Últimas Notícias

Mulheres empreendem em bioeconomia e mudam de vida no Sudoeste do Pará

20 de abril de 2026
brasil-ja-tem-4,5-milhoes-de-empreendedores-da-economia-prateada
Últimas Notícias

Brasil já tem 4,5 milhões de empreendedores da Economia Prateada

20 de abril de 2026
trabalho-escravo-domestico-e-tema-do-caminhos-da-reportagem-de-hoje
Últimas Notícias

Trabalho escravo doméstico é tema do Caminhos da Reportagem de hoje

20 de abril de 2026
basquete-feminino:-tv-brasil-transmite-sesi-araraquara-x-santo-andre
Últimas Notícias

Basquete Feminino: TV Brasil transmite Sesi Araraquara X Santo André

19 de abril de 2026
sp:-ato-critica-uso-de-escola-publica-em-filme-contra-paulo-freire
Últimas Notícias

SP: ato critica uso de escola pública em filme contra Paulo Freire

19 de abril de 2026
lula-fala-para-milhares-na-espanha-e-pede-coerencia-dos-progressistas
Últimas Notícias

Lula fala para milhares na Espanha e pede coerência dos progressistas

19 de abril de 2026

Notícias Recentes

Acidente de moto deixa motociclista gravemente ferido próximo à academia de Campos

Acidente de moto deixa motociclista gravemente ferido próximo à academia de Campos

21 de abril de 2026
Identificado casal que morreu em acidente de moto próximo ao Shopping Estrada

Identificado casal que morreu em acidente de moto próximo ao Shopping Estrada

21 de abril de 2026
hospedagens-tem-ate-esta-segunda-para-adotar-check-in-digital

Hospedagens têm até esta segunda para adotar check-in digital

20 de abril de 2026
operacao-no-rj-deixa-pessoas-ilhadas-em-morro-apos-tiroteio-e-prende-operadora-de-faccao-–-jovem-pan

Operação no RJ deixa pessoas ilhadas em morro após tiroteio e prende operadora de facção – Jovem Pan

20 de abril de 2026

Expediente

Diretor de jornalismo: Everaldo Cabral
E-mails: [email protected]
[email protected]
Telefone: 22 992265652

Colaboradores

Todos os colunistas colaboradores, efetivos ou eventuais do jornal Notícia Urbana, o fazem de forma espontânea e sem nenhum vínculo empregatício com o veículo

Importante

Todo material dos colunistas publicado neste jornal é inteira responsabilidade dos autores, não sendo, necessariamente, a opinião do veículo de comunicação

Siga-nos

  • Sobre
  • Politica de Privacidade
  • Comercial
  • Contato

Notícia Urbana 2025 © by Rede Aurora de Comunicação.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • HomeM
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas

Notícia Urbana 2025 © by Rede Aurora de Comunicação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist