quinta-feira, 28 maio, 2026
Notícia Urbana
  • HomeM
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • HomeM
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Notícia Urbana
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Últimas Notícias

Risco cardíaco dobra para pacientes com doença de Chagas após cirurgia

Guilherme Jeronymo - reporter da Agencia Brasil by Guilherme Jeronymo - reporter da Agencia Brasil
28 de maio de 2026
in Últimas Notícias
risco-cardiaco-dobra-para-pacientes-com-doenca-de-chagas-apos-cirurgia

Risco cardíaco dobra para pacientes com doença de Chagas após cirurgia

Share on Facebook

Portadores de doença de Chagas que apresentam arritmias graves têm mais risco de mortalidade do que outros grupos com doenças do coração. A informação é uma das conclusões de estudo conduzido por pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP.

O estudo, que revisou dados de atendimento a pacientes com doença de Chagas que precisaram passar por cirurgias cardíacas no Hospital das Clínicas, em São Paulo, encontrou um padrão preocupante: o risco de morte após as cirurgias é muito maior, cerca de 2,4 vezes, para esse público do que para portadores de outras doenças cardíacas em pós-operatório. Entre esse grupo a mortalidade geral, após a cirurgia, é de 36%.

“O estudo reflete que é necessário melhorar o cuidado em saúde do paciente com doença de Chagas de uma forma geral, considerando que a grande maioria dessa população é atendida no Sistema Único de Saúde (SUS)”, destaca Rodrigo Melo Kulchetscki, um dos autores do estudo e doutorando em cardiologia pela Faculdade de Medicina da USP.

A equipe destacou que o acompanhamento rigoroso da insuficiência cardíaca e de outras comorbidades após a alta hospitalar tem grande importância.

Isso indica, para os pesquisadores, que há necessidade de se pensar em procedimentos específicos de acompanhamento para esse grupo. O que aumenta esse risco, porém, não são as próprias arritmias. Ele até pode acontecer, mas sua incidência não é maior do que aquela que aparece para outras doenças cardíacas.

O aumento ocorre pelo que os pesquisadores destacaram como fatores não cardíacos, e tem relação com a complexidade da cirurgia.

A doença de Chagas é uma condição crônica causada por infecção pelo protozoário Trypanosoma cruzi, principalmente pelo contato com fluídos ou fezes do inseto barbeiro, que se alimenta do sangue de mamíferos, inclusive humanos, e é o reservatório natural do parasita. A infecção sobrecarrega órgãos internos, principalmente o coração e os intestinos, e pode causar lesões neles.

Com as lesões, o coração tem risco de funcionar mal, as arritmias graves, que podem ser fatais. A condição pode ser revertida com cirurgias que “queimam” as lesões. Esse processo é a chamada ablação por cateter e também é um procedimento usado para outras doenças cardíacas que levam a lesões no órgão.

Segundo o estudo, as operações para os pacientes com Chagas exigem normalmente o acesso à camada externa do coração, que é mais difícil. Isso se dá em quase 80% dos casos. Numa comparação, portadores de cardiopatia isquêmica, outra doença relevante, precisam desse tipo de intervenção em 15% dos casos. Como a intervenção é mais difícil, aumentam consideravelmente os riscos de complicações durante a operação e de instabilidade clínica, e por isso a mortalidade aumenta.

Os detalhes do estudo, que acompanhou 378 procedimentos cirúrgicos em 288 pacientes, ocorridos no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) entre 2011 e 2020, foram publicados na revista The Lancet Regional Health – Americas.

Os pesquisadores destacaram ainda que o estudo tem limites relacionados à própria estrutura do hospital: não foi possível realizar um número de acompanhamentos capaz de garantir fidelidade estatística em associações modestas, ou seja, não “enxerga”  situações específicas para esses pacientes; alguns exames, como o mapeamento eletroanatômico, não foram realizados em todos os pacientes, por restrições orçamentárias; não houve  acompanhamento da rotina de medicamentos dos pacientes ao longo da pesquisa, que durou cerca de oito anos para cada paciente. O protocolo de acompanhamento após as cirurgias também variou entre os casos, por fatores além do clínico.

“A retenção no período pós-alta foi alta em todos os grupos; no entanto, a duração do acompanhamento variou, o que reduz a precisão em momentos posteriores e pode subestimar a detecção de eventos tardios, principalmente entre pacientes de regiões remotas que enfrentam barreiras socioeconômicas e logísticas para o cuidado a longo prazo”, pondera o estudo, em tradução livre.

Doença de Chagas ainda atinge milhões

Atualmente, a estimativa é de que 7 milhões de pessoas tenham a doença de Chagas e de que outras 100 milhões residam em áreas de risco. Há de 30 a 40 mil novos casos por ano e menos de 10% dos infectados foram diagnosticados, normalmente aqueles que têm as versões mais agressivas do mal, presente em 21 países da América Latina e, de forma pontual, na América do Norte, Europa, Japão e Austrália.

Guilherme Jeronymo - reporter da Agencia Brasil

Guilherme Jeronymo - reporter da Agencia Brasil

RelacionadaPostagens

mortalidade-materna:-brasil-ainda-perde-centenas-de-mulheres-por-ano
Últimas Notícias

Mortalidade materna: Brasil ainda perde centenas de mulheres por ano

28 de maio de 2026
caixa-paga-bolsa-familia-a-beneficiarios-com-nis-de-final-9
Últimas Notícias

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 9

28 de maio de 2026
sp-tem-mais-um-caso-de-feminicidio;-crime-registra-alta-no-estado
Últimas Notícias

SP tem mais um caso de feminicídio; crime registra alta no estado

27 de maio de 2026
mais-de-93%-dos-peixes-vendidos-no-litoral-do-parana-tem-microplastico
Últimas Notícias

Mais de 93% dos peixes vendidos no litoral do Paraná têm microplástico

27 de maio de 2026
pesquisadores-identificam-presenca-de-mercurio-e-chumbo-em-caranguejos
Últimas Notícias

Pesquisadores identificam presença de mercúrio e chumbo em caranguejos

27 de maio de 2026
metade-dos-estudantes-nao-ve-debate-antirracista-na-escola,-diz-estudo
Últimas Notícias

Metade dos estudantes não vê debate antirracista na escola, diz estudo

26 de maio de 2026

Notícias Recentes

Casa em Goitacazes é invadida por criminosos encapuzados, e vítima é amarrada durante assalto

Casa em Goitacazes é invadida por criminosos encapuzados, e vítima é amarrada durante assalto

28 de maio de 2026
camara-aprova,-em-dois-turnos,-pec-pelo-fim-da-escala-6×1

Câmara aprova, em dois turnos, PEC pelo fim da escala 6×1

28 de maio de 2026
camara-aprova,-em-primeiro-turno,-pec-do-fim-da-escala-6×1

Câmara aprova, em primeiro turno, PEC do fim da escala 6×1

28 de maio de 2026
acao-em-5-estados-investiga-ligacao-do-pcc-com-setor-de-combustiveis

Ação em 5 estados investiga ligação do PCC com setor de combustíveis

28 de maio de 2026

Expediente

Diretor de jornalismo: Everaldo Cabral
E-mails: [email protected]
[email protected]
Telefone: 22 992265652

Colaboradores

Todos os colunistas colaboradores, efetivos ou eventuais do jornal Notícia Urbana, o fazem de forma espontânea e sem nenhum vínculo empregatício com o veículo

Importante

Todo material dos colunistas publicado neste jornal é inteira responsabilidade dos autores, não sendo, necessariamente, a opinião do veículo de comunicação

Siga-nos

  • Sobre
  • Politica de Privacidade
  • Comercial
  • Contato

Notícia Urbana 2025 © by Rede Aurora de Comunicação.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • HomeM
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas

Notícia Urbana 2025 © by Rede Aurora de Comunicação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist