sexta-feira, 14 agosto, 2026
Notícia Urbana
  • Home
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Notícia Urbana
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Últimas Notícias

Curta na Praça leva filmes gratuitos a bairros e cidades do RJ

Alana Gandra - Reporter da Agencia Brasil by Alana Gandra - Reporter da Agencia Brasil
14 de agosto de 2026
in Últimas Notícias
curta-na-praca-leva-filmes-gratuitos-a-bairros-e-cidades-do-rj

Curta na Praça leva filmes gratuitos a bairros e cidades do RJ

Share on Facebook

O projeto cultural gratuito Curta na Praça Municípios, idealizado há 18 anos pela atriz e produtora Juliana Teixeira, começa nesta sexta-feira (14) sua passagem por diferentes cidades e bairros do estado do Rio de Janeiro.

O circuito inclui Mesquita, Duque de Caxias, Queimados, Sapucaia e Paraíba do Sul, além de Jacarepaguá, Morro dos Macacos, Morro do Salgueiro, Morro de São Carlos e Copacabana.

A estreia começa por Mesquita, município da Baixada Fluminense, nos dias 14 e 15 de agosto, na Praça Walter Borges, na localidade da Chatuba. 

Às sextas-feiras e sábados, haverá quatro sessões, sendo duas por dia, programadas para 18h30 e 20hs, com exibição de 16 filmes de curta-metragem no total.

Programação

A programação é composta por curtas nacionais representativos de todas as regiões do Brasil.

Nos dias 21 e 22 de agosto, o circuito continua no Parque das Missões, em Duque de Caxias. Logo depois, em Campo do Primavera, em Queimados, nos dias 28 e 29 de agosto; na Quadra Grama Sintética Chacrinha, em Jacarepaguá, dias 4 e 5 de setembro; na Quadra Poliesportiva Santa Cruz, em Sapucaia, nos dias 18 e 19 de setembro; Praça Marquês de São João Marcos, em Paraíba do Sul, nos dias 25 e 26 de setembro; no Ciep Salvador Allende, no Morro dos Macacos, nos dias 9 e 10 de outubro; na Quadra Raízes da Tijuca, no Morro do Salgueiro, em 16 e 17 de outubro; na Arena da Mineira, no Morro de São Carlos, dias 23 e 24 de outubro e, encerrando o ciclo 2026, na Praça do Lido, em Copacabana, nos dias 6 e 7 de novembro.

Rio de Janeiro- 13/09/2026 - Mostra gratuita de cinema curta na praça. Foto:  Curta na Praça/Divulgação

Mostra gratuita de cinema Curta na Praça. Foto: Curta na Praça/Divulgação

Às sextas-feiras, às 18h30, serão exibidos os curtas-metragens Meu Nome é Maalum, Contos Mirabolantes – O Olho do Mapinguari, Sobre Amizade e Bicicletas e Rua Dinorá. Às 20h, os títulos apresentados são Céu de Fumaça, Memória de Pivete, Floresta Curumim e Intervalo. Aos sábados, na primeira sessão, às 18h30 serão exibidos Lé com Cré, Os Causos da Bisavó, Celaticomus e Dela. Às 20h, Lily’s Hair, O Véu de Amani, Guri e O Homem que Virou Meme.

Trajetória

O projeto cultural começou há 18 anos, no entorno da Linha Amarela, contemplando as comunidades da Maré, do Complexo do Alemão e Cidade de Deus.

“Ao longo dos anos, fomos nos espalhando. Fizemos os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, sempre levando o projeto para localidades e territórios violentos, que não têm sala de cinema, para um público que não tem acesso a cinema. O objetivo é levar um pouco do Brasil para todas as gerações, para toda a família, com pipoca e refrigerante”, disse Juliana à Agência Brasil.

O projeto faz um recorte do Brasil. São filmes de curta duração nos gêneros animação, ficção e documentário bem representativos de todas as regiões. Neste ano, serão exibidos filmes produzidos desde o Amazonas, no norte do país, até o Paraná, no sul.

Adesão do público

Juliana comemora a receptividade do público. “Eles adoram. Eles não conhecem. Curtem e percebem o carinho com que toda equipe trabalha”.

Além disso, o projeto gera renda e mobiliza a economia local, porque contrata muita gente, como fornecedores de alimentação, carros de som, segurança, limpeza, montagem da estrutura, carregadores, assistente de produção, serviços gerais. “Eles ficam impactados, porque não conhecem o formato desses filmes brasileiros, nem a estrutura”.

O telão, por exemplo, tem 12 metros de comprimento por oito metros de altura.

Após as sessões, haverá debate sobre os filmes a plateia vai eleger o curta-metragem de que mais gostou. Além de sorteio de brindes como chocolates e camisetas, o público vai ganhar pipoca e refrigerante.

Temas

Os curtas-metragens mostram o Brasil. Os temas principais abordam questões de racismo, bullying, capacitismo, brasilidade, diversidade, territórios.

“Em uma hora, são apresentados quatro filmes rápidos e dinâmicos e o público se identifica com os atores. Prendem a atenção das pessoas. Há filmes com atriz  deficiente visual, atores cadeirantes e com necessidades especiais. Mas não é nada para baixo. É lúdico, engraçado”, diz Juliana Teixeira.

O projeto não exibe filmes que tenham como temas agressividade e violência. Também não são exibidas cenas de conteúdo alcoólico ou sexual. Palavrões, como em filmes de futebol, por exemplo, são substituídos por apitos.

Nesta edição 2026 do festival gratuito de cinema, o objetivo é atrair um público de 1.600 pessoas por final de semana, o que significa um total de 16 mil pessoas nos dez locais selecionados. São disponibilizadas 400 cadeiras por sessão.

Curtas-metragens

Curtas-metragens são produções audiovisuais de menor duração em comparação aos longas. Esses filmes apresentam histórias que despertam o interesse do público ao trazer novas perspectivas e temas variados, oferecendo uma programação acessível e atrativa para toda a família.

O projeto é uma realização da Associação Caminho da Cultura, tem apoio do Instituto Light e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec RJ) e do governo fluminense. 

Alana Gandra - Reporter da Agencia Brasil

Alana Gandra - Reporter da Agencia Brasil

RelacionadaPostagens

ufrj-revoga-titulo-de-doutor-honoris-causa-de-embaixador-amerericano
Últimas Notícias

UFRJ revoga titulo de Doutor Honoris Causa de embaixador amerericano

14 de agosto de 2026
ex-policial-do-rio-e-condenado-a-28-anos-de-prisao-por-feminicidio
Últimas Notícias

Ex-policial do Rio é condenado a 28 anos de prisão por feminicídio

14 de agosto de 2026
rio-registra-em-julho-34-tiroteios-envolvendo-faccoes-criminosas
Últimas Notícias

Rio registra em julho 34 tiroteios envolvendo facções criminosas

13 de agosto de 2026
festa-literaria-de-niteroi-celebra-intelectual-lelia-gonzalez
Últimas Notícias

Festa Literária de Niterói celebra intelectual Lélia Gonzalez

13 de agosto de 2026
justica-torna-reus-acusados-de-praticar-extorsao-com-falsos-anuncios
Últimas Notícias

Justiça torna réus acusados de praticar extorsão com falsos anúncios

13 de agosto de 2026
justica-do-rio-suspende-direitos-politicos-do-ex-governador-garotinho
Últimas Notícias

Justiça do Rio suspende direitos políticos do ex-governador Garotinho

12 de agosto de 2026

Notícias Recentes

Casal é preso em Macaé após bebê de dois meses dar entrada em hospital com graves lesões

Casal é preso em Macaé após bebê de dois meses dar entrada em hospital com graves lesões

14 de agosto de 2026
Assistente social de Campos é presa ao tentar entrar no presídio com nove celulares

Após saidinha de Dia dos Pais, nove presos não voltam para os presídios de Campos

14 de agosto de 2026
mega-sena-acumula-para-r$-38-milhoes;-confira-os-numeros-sorteados

Mega-Sena acumula para R$ 38 milhões; confira os números sorteados

14 de agosto de 2026
wsl:-italo-ferreira-domina-tubos-em-teahupo’o-e-avanca-as-semifinais

WSL: Ítalo Ferreira domina tubos em Teahupo’o e avança às semifinais

14 de agosto de 2026

Expediente

Diretor de jornalismo: Everaldo Cabral
E-mails: [email protected]
[email protected]
Telefone: 22 992265652

Colaboradores

Todos os colunistas colaboradores, efetivos ou eventuais do jornal Notícia Urbana, o fazem de forma espontânea e sem nenhum vínculo empregatício com o veículo

Importante

Todo material dos colunistas publicado neste jornal é inteira responsabilidade dos autores, não sendo, necessariamente, a opinião do veículo de comunicação

Siga-nos

  • Sobre
  • Politica de Privacidade
  • Comercial
  • Contato

Notícia Urbana 2025 © by Rede Aurora de Comunicação.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas

Notícia Urbana 2025 © by Rede Aurora de Comunicação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist