segunda-feira, 31 agosto, 2026
Notícia Urbana
  • Home
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Notícia Urbana
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Geral

Heliporto permanecerá em Campos, e 600 empregos diretos são poupados na cidade

Nurbana by Nurbana
13 de setembro de 2021
in Geral
Share on Facebook

A Petrobras assinou, nesta segunda-feira (13), um contrato garantindo a permanência das suas operações no Heliporto do Farol de São Thomé por, pelo menos, mais 24 meses. Em outra frente de negociações, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) também publicou nesta segunda, no Diário Oficial da União, uma portaria homologando a classificação do heliporto na categoria de aeródromo civil público, o que possibilitará o atendimento a outros clientes privados, além da petrolífera brasileira.  

As duas decisões representam uma vitória importante para o município de Campos, já que havia uma ameaça imediata de a cidade perder boa parte de sua operação para outras localidades. Com a permanência das operações da Petrobras, ficam garantidos cerca de 600 empregos diretos na região do Farol e a sobrevivência de toda uma cadeia de hotéis e restaurantes

Já a homologação do heliporto como aeródromo civil público garantirá uma receita maior ao município, que, por contrato, tem direito a 4% de toda a receita bruta anual obtida pela concessionária Infra nas operações. A gestão municipal também tem direito a recursos relativos à outorga da concessão.

“Por saber da importância que era a permanência das operações da Petrobras, comecei a discutir essa questão desde o ano passado, durante o período de transição para a minha gestão. A localidade da praia do Farol depende 50% da pesca e 50% das atividades do heliporto. A perda desse importante parceiro traria um impacto negativo muito grande. Felizmente, também fomos atendidos na demanda de abrir a outros clientes as atividades, antes exclusivas para a Petrobras. Será o primeiro heliponto civil público do Brasil”, disse Wladmimir Garotinho.

O contrato para permanência foi assinado direto com a concessionária Infra, que, desde esta segunda, passa a ser oficialmente a responsável pelo gerenciamento do heliporto. Tanto a Infra quanto a Prefeitura vêm atendendo a uma série de exigências feitas pela Petrobras e pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), como a construção de uma pista que possibilitasse o embarque e o desembarque em helicópteros de pequeno, médio e grande porte. Desde a transição, a administração pública municipal já teve 34 reuniões técnicas para cumprir as exigências impostas.

“Essa notícias são muito boas para a população de Campos. Nessa reunião que tivemos em julho com a diretoria da Petrobras, conseguimos colocar nosso ponto de vista e a importância que as operações no Farol de São Thomé representam para a economia e para a autoestima da cidade. Só para se ter uma ideia, no último domingo, houve cem operações, entre embarques e desembarques, com o o transporte de mais de 1 mil passageiros. Não podíamos perder essa atividade. Vamos agora ficar mais de perto para discutir questões do interesse da cidade e da região como um todo”, disse Clarissa Garotinho.

Antes da Infra, era a Petrobras quem administrava, desde 1994, o Heliporto do Farol de São Thomé, instalado numa área de 180 mil metros quadrados. À época, ela obteve uma permissão de uso de bem público pelo prazo de 20 anos, após um compromisso feito, com a Prefeitura de Campos, de construção de uma unidade que serviria de base para o transporte offshore na a Bacia de Campos. O município arcou com as despesas das desapropriações no local. Em 2018, a estatal tentou prorrogar por mais dez anos o termo de permissão de uso, mas não houve um entendimento com a gestão municipal à época.

Nurbana

Nurbana

RelacionadaPostagens

grupo-de-20-pessoas-fica-a-deriva-no-rio-e-e-resgatado-pelos-bombeiros
Geral

Grupo de 20 pessoas fica à deriva no Rio e é resgatado pelos bombeiros

31 de agosto de 2026
defesa-civil-reconhece-situacao-de-emergencia-em-seis-cidades-do-sul
Geral

Defesa Civil reconhece situação de emergência em seis cidades do Sul

31 de agosto de 2026
mega-sena-sorteia-premio-acumulado-de-r$-30-milhoes-neste-domingo
Geral

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 30 milhões neste domingo

30 de agosto de 2026
governador-do-rio-sanciona-lei-que-cria-o-servico-disque-autismo
Geral

Governador do Rio sanciona lei que cria o serviço Disque Autismo

29 de agosto de 2026
novas-tempestades-devem-atingir-o-rio-grande-do-sul-ate-segunda-feira
Geral

Novas tempestades devem atingir o Rio Grande do Sul até segunda-feira

30 de agosto de 2026
aeroporto-santos-dumont-e-liberado-para-pousos-e-decolagens
Geral

Aeroporto Santos Dumont é liberado para pousos e decolagens

28 de agosto de 2026

Notícias Recentes

Família faz contato com adolescente de 15 anos que fugiu de casa em Campos

Família faz contato com adolescente de 15 anos que fugiu de casa em Campos

31 de agosto de 2026
Jovem de 19 anos morre em grave acidente de moto

Jovem de 19 anos morre em grave acidente de moto

31 de agosto de 2026
Suspensão de direitos políticos por oito anos coloca em risco planos eleitorais de Anthony Garotinho

Garotinho lança candidatura ao Governo do RJ após TSE derrubar restrições do TRE

31 de agosto de 2026
grupo-de-20-pessoas-fica-a-deriva-no-rio-e-e-resgatado-pelos-bombeiros

Grupo de 20 pessoas fica à deriva no Rio e é resgatado pelos bombeiros

31 de agosto de 2026

Expediente

Diretor de jornalismo: Everaldo Cabral
E-mails: [email protected]
[email protected]
Telefone: 22 992265652

Colaboradores

Todos os colunistas colaboradores, efetivos ou eventuais do jornal Notícia Urbana, o fazem de forma espontânea e sem nenhum vínculo empregatício com o veículo

Importante

Todo material dos colunistas publicado neste jornal é inteira responsabilidade dos autores, não sendo, necessariamente, a opinião do veículo de comunicação

Siga-nos

  • Sobre
  • Politica de Privacidade
  • Comercial
  • Contato

Notícia Urbana 2025 © by Rede Aurora de Comunicação.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas

Notícia Urbana 2025 © by Rede Aurora de Comunicação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist