domingo, 20 setembro, 2026
Notícia Urbana
  • Home
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Notícia Urbana
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Política

ONU: Lula apoiará multilateralismo e reforma do Conselho de Segurança

Pedro Rafael Vilela - reporter da Agencia Brasil by Pedro Rafael Vilela - reporter da Agencia Brasil
20 de setembro de 2026
in Política
onu:-lula-apoiara-multilateralismo-e-reforma-do-conselho-de-seguranca

ONU: Lula apoiará multilateralismo e reforma do Conselho de Segurança

Share on Facebook

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca neste domingo (20) para Nova York, nos Estados Unidos (EUA), onde participará da 81ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

No tradicional discurso de abertura na seção de alto nível da assembleia, o presidente deve ressaltar a importância do multilateralismo, uma das linhas centrais da política externa brasileira, em um cenário marcado pela multiplicação de conflitos internacionais. 

Lula também deverá defender a negociação como caminho para a solução de disputas, o respeito ao direito internacional humanitário e a não interferência em assuntos internos de outros países. O discurso deve apresentar a visão do Brasil sobre os principais temas da agenda internacional.

A reforma das Nações Unidas, em particular de seu Conselho de Segurança, deve estar entre os temas abordados. O Brasil defende há anos a atualização da composição e do funcionamento do órgão e critica a sua dificuldade de responder aos conflitos internacionais.

Lula terá encontros bilaterais com outros chefes de Estado, que ainda não foram anunciados, além de se reunir com o secretário-geral da ONU, António Guterres, que está em fase final de mandato à frente da entidade internacional. Um dos encontros previstos de Lula será com o prefeito da cidade, o progressista Zohran Mamdani, do Partido Democrata, que governa Nova York desde o início do ano.

A agenda presidencial em Nova York prevê a chegada à cidade ainda na noite de domingo (20), com encontros bilaterais reservados para ocorrer ao longo da segunda-feira (21). Na terça-feira (22) de manhã, o presidente terá encontro com Guterres e depois fará o discurso na Assembleia Geral. Ele retorna ao Brasil no mesmo dia.

Esta será a 11ª participação de Lula na Assembleia Geral das Nações Unidas como presidente da República. Em seus três mandatos, ele só não compareceu em 2010.

Trump

O Palácio Itamaraty não informou sobre a expectativa de um encontro entre Lula e o presidente dos EUA, Donald Trump, que não tem confirmação de nenhuma das partes.

O presidente norte-americano é o segundo a falar, logo após Lula, e ambos eventualmente poderiam se cruzar nos bastidores do plenário. No ano passado, os dois líderes tiveram um breve contato, quando Lula deixava o palco após seu discurso e Trump se preparava para falar.

Na ocasião, o encontro causou boa impressão nos dois presidentes e Trump posteriormente falou em “química excelente” entre eles. Foi o primeiro de três encontros entre os dois líderes desde então.

Outras agendas

De acordo com o Itamaraty, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, permanecerá em Nova York durante toda a semana e participará de uma série de reuniões e encontros ministeriais, entre eles os do Brics, do Fórum de Diálogo Índia-Brasil-África do Sul (IBAS), do G77, do G4, do L69 e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), além de reuniões da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e do Consenso de Brasília.

O ministro também presidirá duas reuniões ministeriais. No dia 23 de setembro, será realizado o encontro da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa lançada pelo Brasil durante a presidência brasileira do G20. No dia 24, Mauro Vieira presidirá a reunião ministerial da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (Zopacas).

O Brasil ocupa atualmente a presidência da Zopacas, após a realização, em abril deste ano, da 9ª Reunião Ministerial da organização. O país exercerá a presidência pelo período de três anos.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, copresidente da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, também participará de atividades em Nova York entre os dias 21 e 23 de setembro, com agendas relacionadas à segurança alimentar, proteção social, financiamento para o desenvolvimento e cooperação internacional. No dia 23, participará do encontro da Aliança Global.

A delegação brasileira participará de reuniões do Conselho de Segurança das Nações Unidas e de encontros sobre a situação da Palestina e a solução de dois Estados, o combate à desigualdade, a Comissão de Consolidação da Paz e temas relacionados ao direito internacional humanitário.

Comitiva

Além dos ministros Mauro Vieira e Wellington Dias, estão previstas as participações da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck; do ministro dos Povos Indígenas, Luiz Eloy Terena; e da ministra da Igualdade Racial, Rachel Barros, em atividades relacionadas às áreas de atuação de cada pasta.

Pedro Rafael Vilela - reporter da Agencia Brasil

Pedro Rafael Vilela - reporter da Agencia Brasil

RelacionadaPostagens

wilson-grassi-defende-imposto-unico-e-mais-rigor-contra-faccoes
Política

Wilson Grassi defende imposto único e mais rigor contra facções

20 de setembro de 2026
rui-costa-pimenta-quer-ampliar-direitos-trabalhistas-e-verbas-da-saude
Política

Rui Costa Pimenta quer ampliar direitos trabalhistas e verbas da saúde

19 de setembro de 2026
caiado-promete-governo-“transformador”-e-reformas-estruturais
Política

Caiado promete governo “transformador” e reformas estruturais

19 de setembro de 2026
confira-a-agenda-dos-presidenciaveis-nesta-sexta-feira-(18)
Política

Confira a agenda dos presidenciáveis nesta sexta-feira (18)

18 de setembro de 2026
lula-propoe-criar-ministerio-da-seguranca-e-aumento-real-do-minimo
Política

Lula propõe criar Ministério da Segurança e aumento real do mínimo

18 de setembro de 2026
Memória de Arnaldo Vianna vira campo de batalha na campanha eleitoral
Destaque Agora

Memória de Arnaldo Vianna vira campo de batalha na campanha eleitoral

18 de setembro de 2026

Notícias Recentes

mega-sena-sorteia-premio-de-r$-28-milhoes-neste-domingo

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 28 milhões neste domingo

20 de setembro de 2026
radio-nacional-exibe-corinthians-x-fluminense-neste-domingo

Rádio Nacional exibe Corinthians x Fluminense neste domingo

20 de setembro de 2026
equipe-do-sao-paulo-e-a-primeira-finalista-do-brasileirao-feminino

Equipe do São Paulo é a primeira finalista do Brasileirão Feminino

20 de setembro de 2026
onu:-lula-apoiara-multilateralismo-e-reforma-do-conselho-de-seguranca

ONU: Lula apoiará multilateralismo e reforma do Conselho de Segurança

20 de setembro de 2026

Expediente

Diretor de jornalismo: Everaldo Cabral
E-mails: [email protected]
[email protected]
Telefone: 22 992265652

Colaboradores

Todos os colunistas colaboradores, efetivos ou eventuais do jornal Notícia Urbana, o fazem de forma espontânea e sem nenhum vínculo empregatício com o veículo

Importante

Todo material dos colunistas publicado neste jornal é inteira responsabilidade dos autores, não sendo, necessariamente, a opinião do veículo de comunicação

Siga-nos

  • Sobre
  • Politica de Privacidade
  • Comercial
  • Contato

Notícia Urbana 2025 © by Rede Aurora de Comunicação.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • País
  • Esporte
  • Colunistas

Notícia Urbana 2025 © by Rede Aurora de Comunicação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist