A Secretaria Municipal de Saúde de Campos divulgou nesta segunda-feira (18), a atualização dos casos de dengue e outras arboviroses registrados até a 11ª Semana Epidemiológica de 2024, que compreende os meses de janeiro, fevereiro e de 1º a 16 de março. De acordo com a base de dados monitorados pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SUBVS), foram registradas 4.441 notificações para dengue, entre confirmação laboratorial e clínico epidemiológico. Já chikungunya foram 117. Não há registro de zika. Uma morte da doença é investigada.
Além das notificações de casos, o município iniciou a investigação de um óbito, registrado no sábado (16), por suspeita de dengue grave. Trata-se de um paciente de 64 anos que deu entrada no Hospital São José (HSJ) no mesmo dia do óbito. Amostras para exames laboratoriais serão encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (LACEN/RJ).
Na estratificação mensal, os casos de dengue ficaram assim: em janeiro foram 838; fevereiro 2.413 e, em março, até o momento, 1.190. Para chikungunya foram 46 casos em janeiro, 48 em fevereiro e 26 em março.
O município decretou epidemia no dia 1º de março em virtude do aumento contínuo do número de notificações das doenças. A partir do decreto, foram estabelecidas novas medidas de enfrentamento e combate à doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Também foi criado Gabinete de Crise da Dengue e outras Arboviroses, com reuniões quinzenais, sempre às quartas-feiras, às 9h, com transmissão online e serão convocadas pelo Diário Oficial do Município. A próxima reunião está prevista para o dia 20 de março.
Morte investigada:
O pastor evangélico Elizeu Souza, de 64 anos, morreu com suspeita de dengue no Hospital São José, na Baixada Campista. O caso é investigado pelas autoridades de saúde.
Segundo a Secretaria de Saúde de Campos, o religioso morreu horas depois de dar entrada na unidade hospitalar. Ao ser hospitalizado, ele relatou estar com sintomas bem semelhantes aos da dengue.
Em nota, a Secretaria de Saúde falou sobre a investigação da causa da morte: “Amostras para exames laboratoriais serão encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (LACEN/RJ). É importante esclarecer que o Setor de Vigilância Epidemiológica necessita de um prazo variável de tempo para o encerramento de casos de doenças infecciosas”.
“As variáveis que influenciam nesses casos são realização de exames laboratoriais, alguns extremamente complexos que demandam um tempo maior, tempo para investigação epidemiológica do paciente e possíveis contatos, e, por fim, o contato direto com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) que também colabora com as investigações. Por esses motivos, a resposta muitas vezes não é imediata ou os dados são em tempo real”, completou a nota.
A morte de Elizeu foi lamentada nas redes sociais e o enterro reuniu fiéis, familiares e amigos do pastor. Até o momento, Campos não tem mortes confirmadas por dengue, enquanto Macaé já registrou três óbitos provocados pela doença.









