Arquivo Público de Campos vai restaurar inventário que conta história do Solar do Colégio

O Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho vai iniciar em fevereiro a restauração do Inventário de Sebastião Gomes Barroso, antigo proprietário da fazenda de Nossa Senhora da Conceição e Santo Inácio, o atual Solar do Colégio. Segundo a historiadora Rafaela Machado, o livro de 1843, que possui 462 folhas tem uma grande importância para a história do município.

“Esse documento tem algumas peculiaridades e é absolutamente importante não só para a história do Solar do Colégio que, hoje, abriga o Arquivo Público, mas principalmente para a história da escravidão em Campos. Esse inventário possui mais de 1,2 mil escravos que pertenciam à fazenda. Um documento muito rico, pois esses escravos estão ali identificados por nome, idade, profissão, cor, filiação, entre outras informações, e é a partir dele que conseguimos fazer toda configuração familiar da escravaria do Solar do Colégio”, informou a historiadora do Arquivo Público, Rafaela Machado.

A historiadora explica ainda que o processo de restauração é demorado e, em virtude das condições do documento que se encontra deteriorado, levará, em média, seis meses de trabalho para sua conclusão, já que o livro sofreu ao longo desses anos ataque de insetos, condições inapropriadas de acondicionamento, entre outros danos.

“A restauração começará pela higienização e numeração das folhas, o desmonte do documento, para que depois seja reinfibrado na máquina, sendo que, as folhas que se encontram mais danificadas, terão que ser feitas manualmente. Feito isso, é realizada a secagem do documento, passado a resina e depois faremos a remontagem desse documento, onde será costurada e receberá uma nova capa. Com o documento já restaurado, a nossa ideia é digitalizar para que o pesquisador no futuro tenha acesso ao digital e não mais o original, assim conseguimos diminuir o acesso ao documento original, evitando novos danos”, finalizou Rafaela Machado.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Likes