Atletas do Paraesporte de Campos retiram passaporte para o Mundial em Abu Dhabi

Cinco dos 14 atletas do Projeto Paraesporte, da Fundação Municipal de Esportes (FME), classificados para os Jogos Mundiais de Verão das Olimpíadas Especiais deram mais um passo rumo a competição. Nesta quarta-feira (29), eles retiraram, no Posto da Polícia Federal, o passaporte que garante a viagem. Os jogos vão acontecer em março de 2019, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, reunindo cerca de 7 mil atletas em 24 modalidades. Cento e setenta países serão representados.

Os campistas são os representantes do Brasil nas modalidades futsal e vôlei de praia unificado. Nelson Barcelos Neto, de 30 anos, assim como os demais colegas está ansioso para participar dos Jogos, viajar de avião e ir para fora do país, representando Campos dos Goytacazes. “Estou muito feliz em poder disputar uma olimpíada e representar a minha cidade em outro país. Nunca passou pela minha cabeça que um dia iria viajar para o outro lado do oceano, eu só via essas coisas pela televisão”, destacou o jovem atleta de futsal. “O lugar mais longe que fui na vida, foi Suzano, São Paulo, com a equipe do Paraesporte, onde conseguimos garantir a classificação para Abu Dhabi.  Meu coração está explodindo de felicidade”, festejou Ralph Escavura, de 32 anos. Ambos são do time de futsal.

De 7 a 9 de setembro, todos os atletas do país vão participar de um treinamento oferecido pelas Olimpíadas Especiais Brasil, em Jundiaí (SP). O objetivo é promover a interação entre os atletas classificados para os Jogos Mundiais de Verão que serão realizados de 14 a 21 de março. Durante esse período haverá jogos e atividades culturais visando fortalecer os laços entre os classificados.

“É muito gratificante como embaixador das Olimpíadas Especiais e estar há mais de 15 anos trabalhando voltado para o desenvolvimento e crescimento das pessoas com deficiência, ver o brilho nos olhos de cada um dos atletas do Projeto Paraesporte. Se classificar, em um ano de trabalho para os Jogos Mundiais é um grande feito. Será uma festa linda e que vai marcar a vida de cada participante, dando a oportunidade de crescimento. E hoje estou tendo mais uma vez a oportunidade de continuar trabalha”, frisou o presidente da Fundação Municipal de Esportes, Raphael Thuin.

O Paraesporte foi implantado pela FME em abril de 2017 e atende a mais de 900 pessoas com deficiências nas modalidades: bocha, vôlei, futsal, futebol de 5, natação, equoterapia, atletismo, dança, futebol para deficiente auditivo, iniciação esportiva e dança.

OEB – A Special Olympics International é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 1968 nos Estados Unidos para promover o esporte para pessoas com deficiência intelectual em todo o mundo. A última edição dos Jogos de Verão aconteceu em Los Angeles em 2015.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Likes