Após moradores de diferentes bairros reclamarem sobre a qualidade da água, em Campos, pesquisadores do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizaram coletas no Rio Paraíba do Sul, para apurar a qualidade. Segundo moradores, há alguns dias, a água está com mau cheiro e com gosto. Há suspeita de que seja proveniente da geosmina, composto orgânico produzido por microrganismos que podem estar presentes no solo, como bactérias e fungos, ou em ambientes aquáticos, as cianobactérias
Os pesquisadores também tiveram apoio de uma equipe do Laboratório de Ciências Ambientais, da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). De acordo com os pesquisadores, os resultados devem ficar prontos em dez dias.
A iniciativa dos pesquisadores começou depois que os moradores relataram que estavam sentindo um gosto atípico e um mau odor da água.
Segundo a concessionária responsável pelo fornecimento da água, não houve anormalidade: “A água fornecida atende a todos os parâmetros de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde, e possui todas as características físicas, químicas e biológicas, sem a ocorrência de quaisquer efeitos adversos à saúde da população. A concessionária esclarece, ainda, que monitora todo o sistema operacional, bem como o tratamento de água e controle de qualidade”.