De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada oito pessoas no mundo apresenta algum tipo de transtorno mental. Diante disso, é cada dia maior a necessidade de cuidar da saúde mental. Esse cuidado é ainda mais intensificado no “Setembro Amarelo”, quando são realizadas campanhas de prevenção ao suicídio. No município de Campos, o Programa Saúde na Escola (PSE) já contemplou cerca de 400 alunos com diversas ações abordando a temática somente na primeira quinzena deste mês.
O PSE trabalha a saúde emocional dos alunos e educadores durante todo o ano, através de projetos como “Valorização da Vida”, “Bullying Não é Legal”, “ Tudo Bem Se Emocionar”, “Entendendo a Violência Para Prevenir, Proteger e Promover Saúde”, e “Saúde Mental e Comportamento Alimentar Com Funcionários das Unidades”.
O coordenador do PSE, João Paulo de Oliveira, lembrou que outra ação importante teve início nesta segunda-feira (16), através de uma parceria com a Escola de Formação de Educadores (Efem) que é o curso “Autolesão Não-Suicida (automutilação) na Infância e Adolescência: Fatores de Riscos e Recursos de Apoio”.
“A saúde mental é um aspecto essencial do bem-estar humano, e sua importância deve ser reconhecida e promovida em todos os níveis da sociedade. O tema precisa ser trabalhado cada vez mais dentro do ambiente escolar. A promoção da saúde mental na escola proporciona aos alunos informação e o desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais que podem auxiliá-los na busca por hábitos saudáveis. A relação entre as emoções e a saúde mental mostra como elas estão diretamente relacionadas ao desenvolvimento da comunidade escolar e o PSE pode contribuir juntamente com outros atores da educação na abordagem de ações nesse sentido”, falou João.
Educadora Emocional do PSE, Pamella Nogueira Miranda explicou que, para os alunos do 1° ao 5° ano, são realizadas ação do “Bullying não é Legal”, que aborda as consequências da violência escolar. O mesmo tema é abordado também para os menores, com uma linguagem apropriada à faixa etária.
“Já o projeto “Valorização da Vida” é realizado com os alunos do 6° ao 9° ano, como forma de prevenção e promoção à saúde mental dos adolescentes e sobretudo a prevenção do suicídio e comportamento autolesivo não suicida. O projeto também é realizado o ano todo e intensificado no setembro amarelo”, concluiu Pamella.