Pré-candidato a vereador pelo MDB, Armandão Barreto é o entrevistado de Papauah na Rede

Pré-candidato a vereador pelo MDB, Armandão Barreto é o entrevistado de Papauah na Rede

Ambientalista e pequeno produtor rural, José Armando Ribeiro Barreto é presidente da Associação dos Produtores Rurais de São Martinho e Adjacências, membro do Comitê de Bacias Hidrográficas do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, Conselheiro do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB,  do COMSEA (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional), do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Saneamento e do Conselho estadual de Recursos Hídricos.

Nascido no município de São Fidelis, chegou a Campos ainda garoto, aos 7 anos de idade, com seus pais Nilton e Maria da Glória e seus 3 irmãos. Casado com Carmem Lúcia há 38 anos, ele é pai da jornalista Amanda Barreto, do supervisor offshore Daniel Barreto e avô da pequena Liz.

Envolvido ativamente nas causas ambientais do município, Armandão conta que já implementou medidas eficazes que transformaram a vida de milhares de pessoas, servindo como modelo inclusive para outros estados. "Em 2018, como superintendente municipal de Pesca e Aquicultura, liderei uma intensa mobilização para alterar o defeso (período de não captura) do camarão. Como resultado, retornei ao mar um grande volume de camarão de tamanho maior e com mais valor agregado, beneficiando pescadores de todo Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul", disse. 

Como presidente da Associação dos Produtores Rurais de São Martinho, Armandão reuniu cerca de 60 produtores para a recuperação da bacia leiteira da Baixada Campista. "Com a criação da Associação, os produtores ganharam força e voz, inclusive na luta pela manutenção do nível sustentável da Lagoa Feia, que abastece mais de 30 mil pessoas no seu entorno", ressaltou o pré-candidato, lembrando que essa é uma batalha antiga e que, como membro do Comitê de Bacias Hidrográficas do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, é incansável nos embates pela operação responsável das comportas que garantem o volume de água da Lagoa - que já foi reduzida a um terço de sua área original pelo avanço em suas margens (crimes praticados por grandes fazendeiros).

De forma autônoma e voluntária, Armandão atua ainda como Conselheiro de órgãos e instituições da sociedade civil. Buscando fortalecimento para seguir lutando por causas ambientais e sociais de suma importância, Armandão lançou sua pré-candidatura a vereador do município de Campos.