Sem nenhum caso desde 2017, começa campanha de vacinação contra o sarampo em Campos

Sem nenhum caso desde 2017, começa campanha de vacinação contra o sarampo em Campos

Começou nesta segunda-feira (7), a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Logo pela manhã, diversas pessoas procuraram o Centro de Saúde - uma das mais de 40 salas de vacinação no município. Na primeira etapa, que segue até o dia 25, o público-alvo são crianças não vacinadas, a partir de seis meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).

A autônoma Lívia Martins, de 31 anos, levou a pequena Maria Luiza, 9 meses, ao Centro de Saúde para ser imunizada. “Desde que cheguei até a vacinação, foi tudo bem rápido. Fui acompanhando a divulgação da campanha e agora o coração de mãe fica mais tranquilo com ela vacinada”, disse.

O Dia D de vacinação da primeira etapa, será no dia 19 de outubro, quando as Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionarão no sábado, das 8h às 17h. Já a segunda etapa da vacinação começa em 18 de novembro como público-alvo para adultos jovens não vacinados, na faixa etária de 20 a 29 anos. O Dia D para esse grupo será em 30 de novembro. 

Casos no município - Na contramão do país, que registrou 5.404 casos de sarampo até agosto neste ano, em Campos, não há casos confirmados de sarampo desde 2007, quando foi implementado o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) no município.