Endemia de chikungunya em Campos

O número de casos de chikungunya em Campos segue preocupando as autoridades de saúde da cidade. Até o momento, foram registrados pouco menos de dois mil casos. A quantidade de notificações da doença é 14 vezes maior que no mesmo período de 2018. Somente no distrito de Travessão, mais de 300 pessoas estão infectadas.

Os dados foram passados pelo Centro de Referência de Doenças Imuno-infecciosas (CRDI). Desde o início deste ano, foram 1.933 pessoas diagnosticadas entre janeiro e a primeira quinzena de abril, contra 141 no mesmo período do ano passado, o que mostra um aumento alarmante.

Uma mulher que foi diagnosticada com chikungunya após passar por várias consultas com diferentes médicos e falou sobre as dificuldades enfrentadas após o diagnóstico. “É uma sensação horrível. A gente fica com várias dores no corpo e parece que nunca vai parar. Aqui em Travessão, muitos moradores passam por esse problema. É algo que não desejamos para ninguém. Não tenho ido trabalhar há duas semanas por conta da doença”, afirmou a cozinheira Luciana Soares.

A prefeitura de Campos se posicionou sobre o problema e afirmou que os números das arboviroses na cidade mostram que o vírus continua a circular no município, ainda que não mais em nível epidêmico, como em meados do ano passado, quando foram 2.065 casos em junho. Foi informado ainda que a Vigilância Epidemiológica da cidade segue atenta aos números e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza ações diariamente na cidade, realizando limpeza de terrenos e ajudando e orientando moradores na limpeza dos quintais, onde a maioria dos focos é encontrada.

Os principais sintomas da chikungunya são febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Não é possível ter a doença mais de uma vez. Quando a pessoa perceber sinais do tipo, ela deve procurar um médico com urgência.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Likes