Campista Allif Barreto conquista o tetra campeonato brasileiro de taekwondo

Campista Allif Barreto conquista o tetra campeonato brasileiro de taekwondo

Com os princípios de perseverança, integridade, cortesia, autodomínio e espírito indomável, a arte marcial inspira novas gerações até hoje. O Taekwondo foi declarado esporte olímpico em 1988, mas somente no ano 2000, em Sydney, na Austrália, começaram a competir por medalhas.

O campista Allif Barreto começou a treinar taekwondo aos cinco anos de idade. Tudo começou através de um primo que já praticava a modalidade. Inicialmente, a intenção era discipliná-lo, já que era muito brigão! Com o decorrer dos anos, Allif deu sinais que poderia competir em alto nível e os resultados foram excelentes. Atualmente coleciona títulos como: Campeão sulamericano, tetracampeão brasileiro, vencedor da Copa Brasil e 18 vezes campeão estadual.

Num período em que a pandemia deixou muita gente longe das atividades físicas, Barreto juntou suas disciplina e dedicação e teve uma verdadeira evolução como atleta de taekwondo, conquistando recentemente mais um título brasileiro, sagrando-se tetracampeão. O atleta campista já representou a seleção brasileira nos seguintes anos de 2015, 2016, 2017, 2018 e 2020. Allif mencionou que: “no início não havia apoio algum, tudo era custeado através de recursos financeiros próprios. Hoje está menos pior. Podemos dizer que o incentivo é baixo.”

 O Taekwondo é uma boa opção para a melhora do condicionamento cardiovascular. Tanto atletas de rendimento, como praticantes da modalidade se mostram com um condicionamento cardiovascular mais elevado do que a média da população. Como a maioria das aulas é realizada em grupo, também é uma ótima oportunidade para a socialização, conhecer novas pessoas e desestressar um pouco da rotina diária. Muitos destes benefícios também são encontrados em outras atividades físicas, porém, muitas delas costumam ser monótonas e maçantes.

O Taekwondo possui um caráter muito mais dinâmico, que exige altos índices de atenção, raciocínio e tomadas de decisão rápidas, o que torna a atividade muito mais desafiante. Em pleno século XXI é notório que a presença do esporte no cotidiano da humanidade estabelece um papel importante, principalmente na função de desviar a atenção dos problemas sociais.

Dentre tantos benefícios, destacam-se a transmissão de valores e a relação social como fatores principais do instrumento de educação. Entretanto, percebe-se que, mesmo os problemas sociais tornando-se comuns na sociedade, o esporte cumpre uma importante função de inclusão social. Ao tirar jovens das ruas e das drogas, ele ajuda no combate a violência, contribuindo assim na garantia de segurança pública e nas melhorias de saúde humana. É inegável dizer que a prática do esporte é essencial para o desenvolvimento da ordem dentro de uma sociedade. Portanto, é muito importante que a população, junto ao governo, estimule a prática de atividades esportivas, principalmente nas regiões mais carentes, evitando o surgimento de doenças e principalmente de violência. Por fim, parabenizamos o tetracampeão Allif Barreto. Campos está muito bem representada no taekwondo!

 

 

 

matheus

 

 

*Mateus Chagas é bacharel em direito, gerente de contratos da W Seg e entusiasta do esporte campista

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


express