Das piscinas do mundo para a Câmara de Campos

Das piscinas do mundo para a Câmara de Campos

A modalidade da natação surgiu em meados do século XIX, onde já ocorriam algumas competições. A primeira disputa oficial ocorreu na Austrália, em 1958. Dez anos depois, foi a vez de Inglaterra e Estados Unidos realizarem competições. No Brasil, o primeiro campeonato de natação foi promovido em 1898, no Rio de Janeiro, e a prova consistia na travessia de 1.500m entre a Fortaleza de Villegaignon e a praia de Santa Luzia.

Em Campos, o grande destaque da modalidade, foi o campista Raphael Elbas Nere de Thuin, hoje com 45 anos, e vereador na maior cidade do interior do Estado. Atleta da Seleção Brasileira de Natação por 12 anos (1992/2004), e atleta do clube de regatas do Flamengo por 23 anos, onde foi eternizado na calçada da fama, Rafael foi quatro vezes campeão mundial, em Copas do Mundo realizados nos EUA, Canadá, Brasil e China, (três nos 50m borboleta e um nos 50m livres), 15 vezes campeão brasileiro e 29 vezes campeão estadual. Raphael Thuin se aposentou das piscinas em 2009.

De acordo com Thuin, a paixão pelo esporte começou aos 6 anos, quando começou a nadar por causa das crises de bronquite e acabou se tornando campeão do mundo de natação.
“O esporte é uma das ferramentas mais importantes para afastar os jovens das más companhias, do álcool, das drogas e da violência. Sendo assim, aproveito para fazer um apelo aos nossos governantes, pois precisamos cada vez mais do incentivo de vocês”, clama o vereador desportista.
Raphael foi presidente da Fundação Municipal de Esportes, em Campos, entre janeiro de 2017 a março de 2020, quando foi convidado pelo ex-prefeito Rafael Diniz, para resgatar o esporte campista que andava esquecido.