Os pilotos mirins, que se tornam gigantes quando entram na pista, têm sido mais uma das grandes atrações do 1º Campos Moto Fest, que acontece neste sábado (1º) e domingo (2), ao lado do Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop). Entre os jovens talentos estão Lauane Monteiro da Silva, de 9 anos, e Guilherme Souza Araújo, de 11 anos. A paixão pelo esporte, segundo eles, veio dos pais.
O 1º Campos Moto Fest está reunindo mais de 200 pilotos de vários estados do Brasil, que estão disputando a 2ª Etapa do Estadual de Motocross e três categorias do Campeonato Brasileiro de Motocross. O evento é uma realização da Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Esportes (FME).
Lucas Gomes da Silva, 30 anos, pai de Lauane, contou que essa foi a segunda prova da filha. “Ela participa por diversão, embora nessa disputa haverá premiação. A primeira vez que ela correu foi há 3 meses na praia de Atafona, em São João da Barra”, disse Lucas, contando que Lauane passou a gostar do esporte andando junto com ele. “Sou piloto também, mas hoje não trouxe minha moto”.
Em relação aos riscos da competição, a avó da menina, Rosimare Gomes da Silva, 50 anos, disse que a adrenalina supera o medo. “A gente fica um pouco preocupada, mas já me acostumei, porque o Lucas também participa das corridas”, afirmou a avó. A família reside em Mussurepe, que é uma localidade de Campos.
Já a família de Guilherme veio de mais longe. Segundo o pai Wallace Delgado Araújo, 38 anos, eles são do município de Iúna, no Espírito Santo, e sempre que há competições estaduais estão presentes. “Ele é filiado ao campeonato carioca e capixaba, apesar de ter começado a competir há 8 meses. Como eu fazia trilha, resolvi levá-lo de brincadeira a uma e lá percebi que ele havia se dado bem”, contou o pai, ressaltando que, neste domingo (2), o filho vai participar do campeonato capixaba. “Acabando aqui, vamos pegar estrada”, acrescentou Wallace. O menino já coleciona alguns troféus.