Professor de Muay Thai Campista que treinou PMs fala sobre a arte marcial

Professor de Muay Thai Campista que treinou PMs fala sobre a arte marcial

Nelsimar dos Santos é professor da arte marcial Muay Thai. O Grão Mestre é conhecido por ter sido professor de defesa pessoal dos policiais militares do 8º Batalhão da Polícia Militar, tendo sido o precursor na Cidade de Campos. Nelsimar iniciou no muay thai em 1984, na Academia Caps, localizada na Barra da Tijuca. Em 1990 retornou a Campos, treinando na renomada Academia Naja. Santos fez algumas lutas, mas não havia a mesma importância, o mesmo impacto que as lutas de hoje em dia tem. Os torneios eram interestaduais, onde uma equipe disputava com a outra, não haviam disputas como hoje em dia.

Nelsimar Santos atuou dezoito anos como instrutor da polícia militar. Como treinador conseguiu formar vários profissionais, onde vários se sagraram campeão estadual, brasileiro, sul-americano, mundial, além de um vicecampeão europeu. Aposentado há cerca de três meses, Nelsimar recordou: “Iniciei alguns trabalhos em São João da Barra, em São Fidelis, Itaperuna, mas em Campos consegui deixar um legado para dar continuidade ao meu trabalho. Em Campos já dei aula para mais de três mil e quinhentos alunos”. Santos tem um vasto currículo. Já foi Presidente da Federação de Muay Tay, técnico da Seleção Brasileira e também já foi membro do Conselho Brasileiro de Mestres. Atualmente é Delegado Regional da Federação Internacional de muay Tay.

O Muay Thai é uma luta que movimenta o corpo todo, principalmente as coxas, ombros e peitoral. Além de eliminar muitas calorias, traz benefícios para a saúde. Requer muito esforço físico, e melhora o stress. De acordo com a confederação brasileira de Muay Thai, já são mais de cinco mil lutadores profissionais que levam a luta como profissão. Com a popularização do UFC e o crescimento das mulheres no torneio, o público feminino passou a aderir ainda mais a alguma das diversas modalidades de lutas, optando por aquela com que mais se identifica. Através de pesquisas obtivemos informação que 99% do público busca o esporte visando o emagrecimento, fortalecimento e condicionamento físico. Os treinos são feitos com cordas, corrida, abdominais e exercícios para as pernas, sendo o foco no abdominal e pernas. Motivos estéticos e qualidade de vida são os principais motivos que fazem as mulheres procurarem a modalidade. São pouquíssimas as que querem lutar e competir. Encerramos a matéria parabenizando o professor de Muay Thai, Nelsimar Santos, que com maestria vem há anos desempenhando importante papel na sociedade. Além dos benefícios físicos, já está comprovado que o esporte traz inúmeros benefícios psicológicos, estimulando a capacidade de concentração, o controle emocional, o autoconhecimento, o aprendizado com as vitórias e derrotas e principalmente o desenvolvimento do espírito de competitividade sadio.

matheus

*Mateus Chagas é bacharel em direito, gerente de contratos da W Seg e entusiasta do esporte campista 

 

 

 

 

 

 

 

express