Slackline: um esporte diferente, que atrai praticantes de todas as idades

Slackline: um esporte diferente, que atrai praticantes de todas as idades

O Slackline é um esporte de equilíbrio que utiliza uma fita de nylon esticada entre dois pontos fixos, permitindo ao praticante andar e fazer manobras. Também conhecido como corda bamba, significa "linha folgada" e pode ser comparado ao cabo de aço usado por artistas circenses, porem sua flexibilidade permite criar saltos e manobras inusitadas.

O desporto iniciou-se nos anos 1980 nos campos de escalada do Vale de Yosemite, EUA. Os escaladores passavam semanas acampando em busca de novas vias de escalada e nos tempos vagos esticavam as suas fitas de escalada, através de equipamentos, para equilibrar-se e caminhar.

No Brasil, o esporte popularizou nas praias do Rio de Janeiro em 2010, espalhando-se por todo o Brasil, já foi assunto de novela e muitas celebridades são adeptos, aos poucos foi ganhando popularidade em todo o país.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Em Campos, após exposição e aprovação do projeto de pesquisa de uma instituição particular de ensino iniciou-se o processo de coleta de dados e, posterior intervenção. Fizeram parte da amostra deste estudo dez indivíduos com idades variando entre 07 a 14 anos, alunos da rede básica de Educação, moradores da Comunidade do Tamarindo, em Campos dos Goytacazes. A intenção foi testar a atenção concentrada dos indivíduos selecionados em momentos pré e pós intervenção com a modalidade. A intervenção com o Slackline se deu por um período de 12 semanas, com duas sessões semanais de uma hora. Os resultados obtidos em momentos pré e pós-intervenção, demonstraram que a modalidade esportiva escolhida não foi eficaz em relação à promoção da atenção concentrada dos sujeitos da amostra. Acredita-se na hipótese de ter ocorrido um equívoco nos procedimentos de testagem, já que sem atenção, não há aprendizagem, e a prática da modalidade exige muito do corpo e estimula a concentração e a atenção.

Na nossa região, temos vários adeptos à prática de Slackline, entre eles, Raphael Pessanha, professor de educação física e proprietário do Centro de Treinamento Vida Ativa. Raphael, amante do esporte, começou a praticar a modalidade há mais ou menos seis anos, quando viu algumas pessoas praticando na areia das praias de Búzios, situado no litoral do nosso estado. Depois desse dia adquiriu a fita, levou para seu CT e iniciou os treinamentos. Em pouco tempo, a modalidade ganhou novos praticantes, e começaram a se reunir nas praças da Cidade e nas praias da região.

Sabemos que a atividade física é essencial para saúde e qualidade de vida, independente de vários fatores, inclusive da idade, nunca é tarde para começar. Portanto, diga não ao sedentarismo, comecem agora mesmo. Os resultados são impressionantes!

Fonte: https://www.isecensa.edu.br/postagem/slackline-na-comunidade-tamarindo

*Mateus Chagas é formado em direito, gerente de contratos da W Seg e entusiasta do esporte campista