Cão da Guarda Municipal de Campos participa de socialização na pediatria do HFM

Cão da Guarda Municipal de Campos participa de socialização na pediatria do HFM

O golden retriever Zeus, membro do Grupamento de Operações com Cães (GOC) da Guarda Civil Municipal (GCM), fez uma visita especial à Pediatria do Hospital Ferreira Machado (HFM) nessa segunda-feira (1). Treinado para a atividade de Show Dog, Zeus encantou crianças e funcionários com sua simpatia e habilidades.

O guarda municipal Neto, responsável pelo treinamento de Zeus, explicou a importância da socialização do cão. "A socialização é fundamental para que Zeus se acostume com os diversos estímulos da vida em sociedade. Ele já realiza essas atividades em asilos, escolas, shoppings e parques", afirmou.

Durante a visita, Zeus demonstrou comandos como sentar, deitar, rolar e saltar, sempre atento à sua bolinha, seu brinquedo favorito. Além de Zeus, o GOC conta com outros cinco cães treinados para detecção através do faro.

A paciente Maria Clara Nunes, de 11 anos, relatou a emoção de ter o cão por perto. “Lembrei do meu cachorrinho que deixei em casa. Estou com muitas saudades dele e ver Zeus me deu força para saber que logo estarei de alta”, disse.

O GCM Ítalo Augusto ressaltou os benefícios da presença de Zeus no hospital. “Nossa ideia é trazer bem-estar às crianças hospitalizadas, proporcionando momentos de alegria em um ambiente que pode ser cansativo e doloroso. Planejamos visitas quinzenais, sem interferir na rotina dos funcionários e pacientes”, explicou.

Terapia com Cães

Estudos recentes indicam que a “Terapia Facilitada por Animais” é benéfica para crianças de várias maneiras, especialmente em atividades educacionais e terapêuticas. A Terapia com Cães pode trabalhar aspectos como comandos verbais, motricidade, afetividade, interação social e estimulação sensorial, demonstrando ser uma ferramenta valiosa no ambiente hospitalar.

A chefe da equipe médica da pediatria do HFM, Andreia Alves, destacou os benefícios da terapia. “Muitos pacientes têm animais de estimação e vemos benefícios físicos, mentais, emocionais e sociais com a presença dos cães. Aumenta a capacidade motora, melhora o sistema imunológico, diminui sintomas de depressão e estresse, além de reduzir a ansiedade. A interação com os animais estimula o lado lúdico e traz conforto para nossas crianças”, afirmou Andreia.

O superintendente do HFM, Guilherme Rangel, também comentou sobre a iniciativa. “Acreditamos que ações como essa, que aliam cuidados médicos e bem-estar emocional, são essenciais para a recuperação completa dos nossos pacientes”, destacou.