Donos de autoescolas fazem protesto para reabertura dos centros de formação em Campos

Donos de autoescolas fazem protesto para reabertura dos centros de formação em Campos

Donos das cerca de  36 autoescolas de Campos fizeram uma carreata na manhã desta terça-feira (28) para pedir a reabertura das unidades do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RJ) na cidade. A concentração aconteceu em frente ao Senai. De lá, os carros e motos saíram em comboio por importantes ruas do Centro. O destino foi a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), na rua Barão de Miracema.

De acordo com os manifestantes, o objetivo do grupo foi chamar atenção das autoridades para a situação das autoescolas, que dependem do Detran para garantir a oferta de serviços como primeira habilitação, provas teóricas e práticas. A capacidade reduzida de atendimento pode resultar em novo fechamento das unidades, uma vez que os alunos já matriculados encerrem suas cargas horárias.

“Pagamos aluguel, luz, água e os instrutores. Mas, os candidatos chegam para tirar a carteira e vão embora, pois não temos como dar prazos. Quem já estava na escola está fechando suas cargas horárias. Daqui a uma semana ou duas, vamos ter que fechar novamente”, desabafa.

Em nota, o Detran-RJ informou que os exames práticos de direção serão retomados a partir do dia 3 de agosto, mas a decisão não contemplará o município de Campos. No interior, as provas poderão ser aplicadas em cidades como Rio das Ostras, Cabo Frio e Santo Antônio de Pádua. O órgão informou também que em outras regiões do estado há risco de contaminação moderado e que atua seguindo o plano de retomada gradual das atividades.

As autoescolas receberam permissão para voltarem a funcionar no último dia 24. Mas, como o órgão ainda não retomou atividades no Município por conta da pandemia do novo coronavírus, o atendimento está restrito à oferta de aulas a alunos já matriculados.