Em Campos, Rio Paraíba pode transbordar ainda nesta terça-feira

Em Campos, Rio Paraíba pode transbordar ainda nesta terça-feira

Devido ao grande acumulado de chuva em regiões da Zona da Mata Mineira, Noroeste Fluminense e da calha principal do Paraíba nas últimas horas, o nível do rio Paraíba do Sul em Campos começou a subir de forma um pouco mais rápida, entre 2 e 3 centímetros por hora. Às 9h, a cota do Rio atingiu 10,20 metros. Diante da expectativa de recebimento de maior volume de água dos afluentes, existe a possibilidade de o nível do rio alcançar a cota de transbordamento, que é de 10,40 metros, ainda nesta terça-feira (11).

Os primeiros pontos a serem atingidos quando isso ocorre são: Avenida Francisco Lamego e Rua Messias Urbano, no Jardim Carioca; Parque Prazeres; e Matadouro. Nestes locais a água do rio começa a voltar pelos bueiros, provocando pontos de alagamento.

A Defesa Civil permanece em estágio de alerta, realizando monitoramento do nível do rio Paraíba do Sul a cada 15 minutos. As informações estão sendo passadas em tempo real na página do órgão no Instagram.

Mudança de quadro - Até a tarde da última segunda-feira (10), a expectativa da Defesa Civil era de que o nível do rio começasse a estabilizar, isso porque a previsão era de pouca chuva nas regiões dos afluentes. Com a incidência de grande volume de chuva nestas regiões e, diante do fato de o Paraíba receber em Campos todo este volume, houve também a mudança de cenário.