ONU alerta sobre avanço do mar em Atafona

ONU alerta sobre avanço do mar em Atafona

A praia de Atafona, em São João da Barra, está entre as regiões que causam preocupação nas Nações Unidas (ONU). O secretário-geral da instituição, António Guterres, emitiu um alerta mundial por causa da rápida elevação do Oceano Pacífico.

O relatório apontou também que outra cidade brasileira que será severamente atingida é a capital do Rio de Janeiro. O estudo divulgado nesta terça mostra que o nível dos mares subiu 15 centímetros nos últimos 30 anos em algumas partes do Pacífico. Nas duas cidades, o aumento foi de 13 centímetros no mesmo período, mas, a má notícia fica para o futuro: em ambas o aumento esperado até 2050 é de até 21 centímetros, sendo 16 centímetros em média.

"Em todo o mundo, o aumento do nível do mar tem um poder incomparável de causar estragos nas cidades costeiras e devastar economias litorâneas. Os líderes globais precisam agir: reduzir drasticamente as emissões globais; liderar uma transição rápida e justa para o fim dos combustíveis fósseis; e aumentar massivamente os investimentos em adaptação climática para proteger as pessoas dos riscos presentes e futuros", disse o secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres.

De acordo com pesquisas, o aumento do nível do mar é consequência do aumento das temperaturas, que causa o derretimento das calotas polares.