Parque Guarus, Santa Rosa, Jockey e Penha têm os maiores casos de mortes por covid-19 em Campos

 Parque Guarus, Santa Rosa,  Jockey e Penha têm os maiores casos de mortes por covid-19 em Campos

Entre os 154 óbitos confirmados por Covid-19 em Campos, até 14 de julho, 80 (52,0%) eram homens. A maior parte dos casos (26,6%) estava entre 60 e 69 anos de idade, independentemente do sexo. Entretanto, entre as mulheres, também se observou maior prevalência na faixa etária entre 70 e 79 anos de idade (23%). Os dados constam na décima quarta edição do Informe Epidemiológico publicado nesta terça-feira (21), que traz a análise da doença no município até dia catorze.    

Com relação à raça-cor da pele, a maior parte era de pardos (47,0%). Contudo, a análise dessa variável apresenta limitações, pois nas notificações de 21,4% (33) dos casos ela não foi preenchida. Dentre os 154 casos de óbito por Covid-19 na cidade, observa-se que 120 óbitos (77,9%) possuíam alguma comorbidade. Ao estratificar essa distribuição de acordo com o sexo, identificou-se maior prevalência entre as mulheres (64; 85,1%) quando comparado com os homens (57; 71,2%). As comorbidades mais prevalentes entre os casos de óbito por Covid-19 foram as doenças cardiovasculares crônicas (48,0%) e, em seguida, o diabetes mellitus (39,0%).

O Centro de Controle e Combate ao Coronavírus, implantado pela Prefeitura de Campos, apresentou o maior número de internações pela doença (29,9%), o que o caracteriza como um importante serviço de saúde pública para o atendimento dos munícipes. Ao considerar a saúde suplementar, os hospitais que apresentaram maior número de internações por casos de SRAG foram o Hospital Dr Beda (20,0%), seguido pelo Hospital da UNIMED (15,2 %). Os hospitais São Vicente de Paulo, Quinta Dor, Mariana Maria de Jesus, Central da Aeronáutica e Casa de Portugal são instituições situadas em outras cidades, mas que prestaram assistência hospitalar a pacientes residentes em Campos.

Assim como observado em relação à distribuição espacial dos casos notificados por SG e por SRAG ou confirmados para a Covid-19, a distribuição espacial dos óbitos pela doença também revela maior ocorrência no Centro da cidade.  Além do Centro, os outros bairros que apresentaram maior ocorrência de óbitos pela doença foram: Parque Guarus, Parque Santa Rosa, Parque Jockey Club e Parque Penha, o que caracteriza mais uma evidencia de interiorização no município.