Prefeitura de Campos abre processo seletivo com 400 vagas para cuidadores da educação

Prefeitura de Campos abre processo seletivo com 400 vagas para cuidadores da educação

 Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) publicou, nesta segunda-feira (14), edital do processo seletivo para contratação temporária de agentes de apoio (cuidadores) para atuarem na rede municipal de Educação. Foram disponibilizadas 400 vagas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas de 15 a 25 de abril, de forma on-line, no Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE). Acesse aqui.

O edital 07/2025 está no Diário Oficial do município (AQUI). O processo visa ao cumprimento da política municipal de atendimento à educação especial, na perspectiva da educação inclusiva, e será realizado por meio de prova de títulos e experiência profissional. O quadro de função, carga horária, formação acadêmica exigida e remuneração encontra-se disponível no edital. 

O salário é de R$ 1.586,88. A análise documental dos candidatos será feita entre 30 de abril e 9 de maio. No dia 15 do mesmo mês acontecerá a publicação do resultado preliminar. E no dia 23 de maio, a publicação do resultado final homologado e 1ª convocação dos candidatos.

A validade do processo é de 12 meses, podendo ser prorrogada por mais 12 meses, como afirmou o secretário de Educação, Marcelo Feres.

“A lei nº 9.145, de 5 de maio de 2022, que institui a Política Municipal de Atendimento para Educação Especial Inclusiva em Campos, foi sancionada pelo prefeito Wladimir Garotinho com o objetivo de assegurar o acesso, a permanência, a participação plena e a aprendizagem de bebês, crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades ou superdotação nas unidades escolares da rede municipal. Por meio dela, foi possível a realização deste processo seletivo para cuidadores e também para mediadores”, explicou Marcelo.

Função —  O papel do cuidador é oferecer suporte aos educandos, público-alvo da Educação Especial Inclusiva, que não tenham autonomia para as atividades de alimentação, higiene e locomoção; acompanhar e auxiliar o aluno nas atividades rotineiras, cuidando para que ele tenha suas necessidades básicas (fisiológicas, higiene e afetivas) satisfeitas, sempre que necessário; atuar como elo entre o aluno, a família e a equipe escolar; comunicar a equipe da unidade educacional sobre quaisquer alterações de comportamento do aluno; acompanhar o aluno na hora do intervalo e no seu embarque e desembarque do transporte; cumprir os dias letivos e horas-aula estabelecidos; pesquisar, selecionar e estudar assuntos específicos de sua área de trabalho, executar, na ausência do(s) estudante(s), outras tarefas solicitadas pela equipe de Gestão Escolar, compatíveis com a natureza da função.

Cronograma 

15/04/2025 a 25/04/2025 – Inscrições on-line

30/04/2025 a 09/05/2025 - Análise documental dos candidatos

15/05/2025 - Publicação do resultado preliminar

16/05/2025 - Período recursal

19/05/2025 a 20/05/2025 - Análise dos recursos protocolados

23/05/2025 - Publicação do resultado final homologado e 1ª Convocação dos candidatos

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