Dezenas de autoridades de Campos participaram da cerimônia da troca de comando do 8⁰ batalhão da Polícia Militar (BPM, responsável pelo policiamento de Campos, São João da Barra, São Fidélis e São Francisco de Itabapoana. O coronel Gustavo Pinheiro Marques, que esteve à frente do 8⁰ BPM, foi substituído pelo tenente-coronel Ricardo Alexandre da Cruz Aguiar. Presente ao evento, o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, agradeceu o agora ex-comandante e desejou boa sorte ao novo. “O tenente-coronel Cruz é campista, conhece bem a região e é um amigo querido de longa data”, disse.
Em seu discurso final, o coronel Gustavo Pinheiro Marques destacou a importância da parceria com o poder público durante os quase dois anos que esteve à frente da corporação. “Quero agradecer a toda população do Norte Fluminense e ao poder público de todos os municípios que me receberam de braços abertos. Juntos, a gente pode combater a violência na região e diminuir os índices de criminalidade, que são os menores desde 2005. Sigo para uma nova caminhada, com a certeza de que cumpri o meu dever, e espero um dia poder retornar e reencontrar todos os amigos que fiz na cidade”, pontuou. Coronel Gustavo seguirá para o comando da Academia de Polícia Militar Dom João VI, com sede na capital.
Já o tenente-coronel Cruz destacou os desafios que terá a frente do comando do 8ºBPM. “O 8º BPM é o maior batalhão do Estado do Rio de Janeiro e abrange quatro cidades do Norte Fluminense. O desafio será grande, mas vamos trabalhar junto da sociedade para combater a violência. Sou daqui, conheço bem a demanda de cada cidade e vamos trabalhar para que os índices de violência continuem caindo. O poder público será um grande aliado do nosso trabalho, para que juntos possamos trazer segurança para toda a população”, explicou.