Bispo de Campos diz que delegada Madeleine eleva participação da mulher na política

Bispo de Campos diz que delegada Madeleine eleva participação da mulher na política

O bispo diocesano de Campos, dom Roberto Francisco Ferrería Paz, afirmou nesta quarta-feira (08), que a pré-candidatura da Delegada Madeleine (União Brasil) à sucessão municipal eleva a participação da mulher no processo democrático. Ele lembrou que o país tem uma baixa representação feminina nos poderes executivos e legislativos, e que a delegada poderá arejar o ambiente político local, atualmente marcado pela predominância masculina, além de ter os requisitos para promover políticas públicas visando combater a violência doméstica contra crianças e mulheres.

A delegada Madeleine teve uma atuação bem sucedida no comando da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), período em que efetuou prisões de agressores e libertou mulheres de cativeiro na periferia da cidade.

Nesta quarta-feira, o bispo e a delegada se encontraram na sede da Mitra Diocesana de Campos, ocasião em que também conversaram sobre problemas que a cidade enfrenta na área de transporte coletivo, precarização no sistema de saúde, educação e na geração de empregos.

“O sistema de transporte é um problema crônico que o governo anterior e o atual não conseguiram resolver”, disse dom Roberto.

A delegada Madeleine destacou exemplos regionais, de cidades de menor porte e orçamentos inferiores ao de Campos, que conseguiram equacionar seus respectivos problemas de transporte coletivo com políticas de tarifa zero, como é o caso de São João da Barra e Conceição de Macabu.

Com pouco mais de 500 mil habitantes, Campos têm mais de 250 mil pessoas que são usuárias de transporte coletivo. A crise no sistema também é causa da falência com comércio na área central.

“A falta de transporte coletivo afeta diretamente um dos direitos mais elementares da população, que é o direito de ir e vir”, salientou a delegada, que tem defendido a necessidade de um choque de ordem no sistema de transporte coletivo.

Meio Ambiente

Dom Roberto também falou sobre a importância da segurança ambiental para proteger a população contra desastres climáticos. “Veja o que acontece no Rio Grande do Sul, o que aconteceu recentemente na região de Santo Eduardo e Santa Maria, em Campos. Isso eleva a importância de estabelecer um planejamento ambiental”, disse.

Outro tema abordado no encontro foi a importância da família na integração do processo educacional, uma política inclusiva que contemple crianças autistas e promova a chamada “desintoxicação digital” da nova geração. “Sua pré-candidatura é uma esperança de ampliar essas discussões”, destacou o bispo.