Fraude à cota de gênero: vereadores são afastados da Câmara de Campos

Fraude à cota de gênero: vereadores são afastados da Câmara de Campos

Foi oficializado, pelo presidente da Câmara de Campos, Marquinho Bacellar, o afastamento dos seis vereadores que perderam o mandato após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidir que houve fraude à cota de gênero no pleito de 2020 nos partidos PSC, PSL e DEM. O afastamento foi oficializado durante sessão plenária nesta terça-feira (26).

Os vereadores afastados foram: Maicon Cruz e Pastor Marcos Elias (eleitos pelo PSC); Bruno Vianna e Nildo Cardoso (eleitos pelo PSL); e Marcione da Farmácia e Rogério Matoso (eleitos pelo DEM). Embora ainda possam recorrer ao próprio TSE e permaneçam elegíveis, eles tiveram que se afastar da Câmara para dar lugar aos suplentes. As mudanças também alteram a composição da CPI da Educação, que passa a ter novos membros, inclusive novo presidente.

A Câmara foi comunicada da decisão nessa terça-feira (26). O presidente Marquinho Bacellar informou que chegou a solicitar ao Judiciário uma informação se o afastamento dos seis vereadores seria imediato ou após a retotalização dos votos, marcada para o dia 4 de abril.