Governo Federal luta por ICMS zero. Leia na coluna de Alexandre Manske

Governo Federal luta por ICMS zero. Leia na coluna de Alexandre Manske

O governo federal lançou uma campanha para abaixar os preços dos combustíveis. O poder público federal já precisou roer na própria carne quando zerou os impostos do óleo diesel e diminuiu o valor do PIS e confins da gasolina. Em sua proposta, o presidente Jair Bolsonaro solicita que o ICMS cobrado pelo Estado tenha um teto máximo de 17%, contemplando não só os combustíveis, mas o gás GLP e a energia elétrica. Outra proposta direcionada aos governadores vem no sentido de zerar os impostos até 31/12/2022 e que possíveis queda de arrecadação dos estados seria custeada pelo governo federal.

Tal medidas são um importante marco na política Brasileira. Em outras palavras, o governo está tentando amenizar a inflação  que é sentida por toda população, visto que tal fenômeno não é brasileiro, e sim mundial e tem afetado países de 1° mundo, mostrando que esse problema é global.

Concluímos que o governo federal vem fazendo sua parte, adotando medidas para blindar as pessoas menos vulneráveis, pois diversos programas foram institucionalizados como: auxílio Brasil, Marco do saneamento, Distribuição de milhares de casas populares, impostos federais zerados na cesta básica,  medicamentos e combustíveis. E agora, o governo federal, por meio do presidente Jair Bolsonaro, tenta sensibilizar os governadores e o congresso para abraçar a causa e ajudar a dar um pouco de alívio ao povo Brasileiro.

alexandre

 

*Alexandre Manske tem formação superior em processos gerenciais, é estudante de políticas nacionais e é técnico em planejamento integrado

 

 

 

 

 

 

 

 

sol

 

 

auto