Saiba quem foi o empresário libanês que escolheu Campos para viver e será homenageado na próxima semana

Olá, pessoal! Hoje nós vamos fazer uma homenagem póstuma ao empresário que veio do Líbano para o Brasil no ventre da mãe, que nasceu no Pará, mas escolheu viver em Campos por ver na cidade um polo de promissor desenvolvimento. Sim, nós estamos falando do Sr.  Esperidião Fadul.

Nossa singela homenagem se dá em um momento onde todos clamam por desenvolvimento econômico auto-sustentável, fato que foi fundamental na escolha deste empresário nos anos 50. Inicialmente, ele chegou a morar em Mimoso do Sul, no Espírito Santo, e após o término do ciclo do café, teve que optar entre a maior cidade do interior do Rio de Janeiro e Vitória, capital Capixaba. Naquele tempo, antes de se tornar um empresário de sucesso, Sr. Fadul, como era carinhosamente chamado, ainda estava em processo de expansão e em busca de novos horizontes.

E Campos foi, na visão dele, a cidade com maior potencial de obter êxito profissional. Ao chegar na cidade, trabalhou no comércio local, porém logo percebeu que precisava ter algo que chamasse de “seu” e, junto com o pai, fundaram a Casa Fadul, empresa com mais de 70 anos no mercado.

“Turco”, outra simpática forma de ser chamado, quis aprender um pouco do universo do empreendedorismo. De olhar terno, palavras sábias, expressão solidária que ganhou cidadania campista e Benta Pereira, ele era um homem sem vícios, de saúde plena, que viveu até os 91 anos ao lado da família, deixando em seu legado a esperança de que Campos ainda pode ser referência de desenvolvimento social.

Sr. Fadul, que por diversas vezes foi homenageado, receberá, no próximo dia 15 de março, às 20 hs, na inauguração da revitalização do Edifício Barão do Flamengo, que é tombado pelo Patrimônio Histórico, uma sala de convenções com o seu nome. Uma justa homenagem e devidamente apropriado uma vez que a sala tem como proposta principal oferecer treinamentos para desenvolvimento de capacitações e não há desenvolvimento sem o conhecimento.

Assim, concluímos nossa coluna desejando que a família Fadul receba essa homenagem como gesto do nosso maior reconhecimento do grande homem que o Sr. Fadul foi. E a todos os leitores, grande abraço e uma ótima semana!

Biografia-  Esperidião Fadul nasceu em 20 de março de 1921 em Belém do Pará, filho dos imigrantes libaneses Elias Fadul e Olympia Fadul. Com a crise da borracha, mudou-se com toda a família em 1927 para Mimoso do Sul. Por já ouvir falar do desenvolvimento da cidade de Campos e toda sua pujança como um polo comercial, em abril de 1942, junto com toda a família, mudou-se para o município campista.

Trabalhou no comércio como empregado por 4 anos para, depois, fundar a Casa Fadul em 1946, em prédio alugado na rua João Pessoa. Foi diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL) e escreveu o livro “Outonais”. Faleceu aos 91 anos em 2012, deixando 3 filhos e 7 netos.

MEI na rede55 Posts

O Mei na Rede é um projeto de empreendedorismo autossustentável fomentado através de parcerias, patrocínios e anúncios feitos na coluna Mei na Rede.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Likes