Setembro amarelo: movimento de prevenção ao suicídio

O movimento do Setembro Amarelo é mundial e ocorre no Brasil desde 2014. Ele tem duração de 30 dias e foi escolhido para acontecer no nono mês do ano, pois o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 800 mil suicídios foram registrados em 2015 em todo o mundo, dos quais 75% em países de média e baixa renda.
O Brasil ocupa a 8ª posição no ranking de países com maior incidência de suicídios, ultrapassando o número de 12 mil ao ano.

O suicídio foi definido como uma “epidemia silenciosa” no Brasil, e com uma preocupante tendência de crescimento entre jovens e adolescentes.
Nos últimos 10 anos, a taxa de suicídio cresceu mais de 40% entre brasileiros de 15 a 29 anos.

Para identificar pessoas com tendência suicida, é preciso levar em consideração três fatores de risco, são eles; pessoas com algum tipo de transtorno psicológico, como depressão, transtorno de humor bipolar ou transtorno de personalidade. E também: a perda de algo (status social) ou alguém importante na vida, associado a um terceiro fator, estão pessoas com doenças crônicas e incapacitantes.
Além de detectar a vulnerabilidade desses grupos, faz parte da prevenção ficar alerta aos sinais. Pessoas com tendência suicida começam a apresentar algum tipo de desestruturação no seu equilíbrio emocional, começam a ficar mais caladas, alteração no sono, irritação, pessimismo.
Todo ser humano precisa de um amigo de verdade, para compartilhar suas vitórias mas também seus medos e decepções.

Hoje em dia, tem-se muitos amigos virtuais, mas nem mesmo um facebook com mais de mil amigos vale mais do que um amigo próximo, que se preocupa e se faz presente no dia a dia. Se você identificar alguém com esses sintomas descritos acima,oriente-o a procurar ajuda profissional e mostre-o que ele não está sozinho. Você tem o poder de salvar uma vida, a maioria dos suicidas não querem morrer, querem apenas aliviar o sofrimento temporário pelo qual estão passando.

Mariana Estefan27 Posts

Mariana Estefan é dentista, especialista em endodontia, coordenadora regional do projeto Dentista do Bem, em Campos dos Goytacazes, e autora do projeto Saber Sorrir.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register

Likes