O trabalho da Prefeitura de Campos, conduzido pela Guarda Civil Municipal (GCM), é diário e envolve palestras, ações educativas e fiscalização constante para ordenar o trânsito e reduzir acidentes. No entanto, as irregularidades nas vias públicas ainda são frequentemente flagradas. Dados da corporação apontam que estacionar e transitar sobre o passeio público continuam sendo as infrações mais cometidas no município no ano de 2026.
Entre janeiro e maio deste ano, foram registradas 174 notificações por veículos circulando sobre calçadas e outras 1.208 por estacionamento irregular, modalidade que lidera as estatísticas de infrações. Embora tenha havido uma redução na comparação com o mesmo período de 2025 — quando foram contabilizadas 1.385 multas por estacionamento na calçada e 227 por circulação no passeio —, o total de ocorrências ainda é considerado expressivo pelas autoridades.
Os motoristas flagrados cometendo esses atos estão sujeitos a penalidades rigorosas e perda de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A circulação de automóveis sobre o passeio público é classificada como infração gravíssima, gerando uma multa de R$ 880,41 e a perda de sete pontos. Já estacionar na calçada é classificado como infração grave, acarretando multa de R$ 195,23 e a dedução de cinco pontos na carteira do condutor.
De acordo com o coordenador de trânsito da Guarda, Anderson Batista, ambas as condutas representam um sério risco e costumam resultar em acidentes. Ele explica que a calçada é o espaço exclusivo e seguro do pedestre. Quando essa área é invadida, o cidadão é forçado a disputar espaço na faixa de rolamento ou na ciclofaixa, o que o deixa vulnerável a atropelamentos. Batista ressalta ainda que transitar pela calçada é ainda mais perigoso do que estacionar, pois o movimento do veículo eleva expressivamente o risco de acidentes fatais em um local onde as pessoas não têm qualquer barreira de proteção.
Como forma de prevenir esses problemas, a GCM orienta os condutores a respeitarem a divisão das vias urbanas e a redobrarem a atenção aos locais permitidos para tráfego e parada. O órgão reforça a importância das campanhas educativas para que a população compreenda que cada usuário possui seu espaço adequado e, caso o motorista não encontre uma vaga próxima ao seu destino final, deve procurar um local regulamentado mais afastado, garantindo o fluxo correto e a segurança de todos que compartilham o trânsito.









