Campos se despediu nesta quarta-feira (7) do médico Bassam Moussallem, que morreu aos 79 anos. Com uma trajetória de décadas dedicada à Medicina do Trabalho e à perícia médica, ele deixou uma importante contribuição para a área da saúde no município e também teve participação na estruturação de serviços médicos em outras cidades.
Formado pela Faculdade de Medicina de Campos, Bassam iniciou sua formação médica em Vitória, no Espírito Santo, antes de concluir o curso no município. Na década de 1970, especializou-se em Medicina do Trabalho e Neurologia, áreas que marcaram sua carreira profissional.
De volta a Campos em 1991, o médico ampliou sua atuação na cidade. Em 1997, fundou a CEMOC (Clínica de Medicina do Trabalho), empreendimento ao qual permaneceu ligado ao longo de sua trajetória.
Bassam também atuou como perito da Justiça do Trabalho e, posteriormente, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), função que exerceu até 2025. Sua carreira ficou especialmente marcada pelo trabalho relacionado à saúde dos trabalhadores e à perícia médica.
A atuação do médico, porém, não ficou restrita a Campos. Durante o período em que viveu em Marabá, no Pará, participou da fundação da Clínica Santa Teresinha e colaborou para a implantação da Unimed na cidade. Já em Campos, também participou das articulações que contribuíram para a implantação da cooperativa médica no município.
Além da carreira na medicina, Bassam também teve experiências no setor empresarial. Ele foi responsável pela abertura do restaurante Kalifa, no Centro de Campos, durante um período de sua trajetória.
Casado com Soraya Hamden Moussallem desde 1980, Bassam deixa três filhos: Amer, Amanda e Amyr. Familiares, amigos e colegas prestaram homenagens ao médico após a confirmação da morte.
O velório ocorre nesta quarta-feira, a partir das 10h, na Capela Viagem da Paz, em frente ao Cemitério do Caju, em Campos. O sepultamento está previsto para as 16h30, no mesmo local. A causa da morte não foi divulgada.










