Deputados da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro saíram em defesa do ex-presidente da Casa, Rodrigo Bacellar, diante das acusações que envolvem o parlamentar e uma investigação sobre o Comando Vermelho.
Durante manifestações na Alerj, parlamentares afirmaram não acreditar que Bacellar tenha qualquer ligação com a organização criminosa. As declarações ocorrem em meio ao processo que tramita no Supremo Tribunal Federal e que envolve o ex-deputado em acusações relacionadas ao suposto vazamento de informações de uma operação policial.
Bacellar foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República sob a acusação de ter utilizado sua posição para atrapalhar uma investigação envolvendo o Comando Vermelho. Em agosto, a Primeira Turma do STF recebeu a denúncia e tornou o ex-presidente da Alerj réu por obstrução de investigação.
A defesa de Bacellar nega as acusações e sustenta que o parlamentar não participou de qualquer irregularidade. O advogado do ex-deputado também já afirmou que não existiriam elementos capazes de comprovar sua participação em eventual vazamento de informações.
Na Alerj, os deputados que se manifestaram em apoio ao ex-presidente destacaram a relação política e institucional mantida com Bacellar e rejeitaram a ideia de que ele tenha vínculo com a facção criminosa.
O caso teve origem nas investigações da Operação Zargun, deflagrada pela Polícia Federal em 2025. A apuração apontou suspeitas de que informações sobre a ação policial teriam sido repassadas ao então deputado TH Joias, que também passou a responder a processos relacionados ao Comando Vermelho.
Apesar das acusações e do recebimento da denúncia pelo STF, o processo ainda terá seu curso na Justiça. A condição de réu significa que Bacellar será submetido à ação penal, mas não representa, por si só, uma condenação.








