O Solar do Visconde de Araruama abriu suas portas, na noite dessa terça-feira (6), para receber a edição 2024 do tradicional baile “Museu de Máscaras”. O público prestigiou a festa pré-carnavalesca do Museu Histórico de Campos dos Goytacazes (MHCG), promovida pela Prefeitura, por meio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL). Com diversas atrações, o evento terminou com a eleição da Rainha e Rei do Baile.
“Campos tem tradição no Carnaval e, no passado, viveu folias belíssimas, com grandiosos bailes. A FCJOL segue lutando para manter essa chama da tradição acesa, com o bonito baile do Museu. Nos próximos dias, eventos pré-carnavalescos realizados em todos os extremos do município contarão com o nosso apoio, por meio do envio de atrações musicais. Tenham todos bom Carnaval”, disse a presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas, na abertura do evento.
A coordenadora do MHCG, Graziela Escocard, recebeu os foliões, junto de outros agentes da FCJOL. “Nosso Museu segue cumprindo a missão de equipamento cultural que busca uma proximidade cada vez maior com a comunidade, principalmente por meio de eventos populares”, observou.
FANTASIAS EM DESTAQUE
Aclamados pelos participantes do baile, dois foliões tiveram suas fantasias escolhidas como as mais criativas: Tilma Pires, mãe de Nelcimar e destaque do Salgueiro, e o modelo Jordan Fernandes. Eles receberam as faixas de Rainha e Rei do Baile e exemplares do livro “Redescobrindo a Memória do Solar do Visconde de Araruama, sede do Museu Histórico de Campos dos Goytacazes”, lançado em 2022, pela passagem do décimo aniversário do equipamento.
EXPOSIÇÃO E BATE-PAPO
A exposição “Memórias de outros Carnavais Campistas” revelou um pouco da história da folia campista, por meio de uma detalhada pesquisa da equipe do Museu. Em seguida, o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes (IHGCG), Chico de Aguiar, participou do bate-papo “Recordando nosso Carnaval”, junto do estilista Nelcimar Pires, destaque do Carnaval do Rio de Janeiro e personalidade da folia campista, com a mediação de Graziela Escocard e comentários de Auxiliadora Freitas.
ATRAÇÕES MUSICAIS
A parte musical teve início com a apresentação do DJ Double Trix — aluno do curso Ateliê Cultural da Casa de Cultura Poeta Antônio Silva, de Conselheiro Josino —, trazendo marchinhas de antigos carnavais.
Logo após, a Sociedade Musical Lira de Apolo, sob a regência do maestro Ricardo de Azevedo, fez uma bonita apresentação, fazendo todo munda dançar.
A Bateria Louca Sinfonia, da Mocidade Louca, não deixou ninguém parado, apresentando sambas de enredo famosos, sob o comando do Mestre Orelha. Os sambas foram cantados pelos intérpretes Claudinho e Ronny Carrasco, com os passos perfeitos da Rainha da Bateria, Mayza Carneiro. O presidente da agremiação, Jorginho de Ogum, prestigiou a apresentação.