Os bandidos Dayson dos Santos, de 21 anos, e Fabiano Conceição da Silva, de 20 foram abordados por policiais do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRV) cerca de três horas antes de cometerem o crime, há uma semana. De acordo com a polícia, a dupla estava em um Voyage branco, que seguia pela RJ-238, a Estrada dos Ceramistas, em alta velocidade. Um policial abordou os marginais, mas nada de errado foi encontrado, salvo a documentação do carro que estava atrasada. O veículo é da mãe do Dayson.
Eles foram liberados. Como os poiciais desconfiaram que ambos eram marginais, o policial ainda os fotografou. Instantes depois, os dois trocaram o carro pela moto e foram para a casa da mãe da Latycia, onde assassinaram ela e o filho Hugo.
Segundo as investigações da Polícia Civil, cada um ganhou R$ 1250 pelo crime. Diogo teria dado, ao total, R$ 5 mil para repartir entre eles. O restante ficaria para o dono da moto e o intermediador. Esse dinheiro teria sido pago por intermédio de interlocutor. A suspeita é de que o empresário Diogo Viola de Nadai.
Os criminosos estão presos, e as investigações seguem na Delegacia do Centro de Campos.